Defensoria Pública de Minas Gerais

Igualdade e cidadania para todos


Defensoria Pública em Uberlândia realiza terceira edição do Mutirão das Famílias


Por Ascom em 21 de maio de 2018

A Defensoria Pública em Uberlândia realizou, na sexta-feira, dia 18, a terceira edição do Mutirão das Famílias. A ação, voltada para atender à população vulnerável da comarca, ofereceu, de forma gratuita, serviços para casamento civil, divórcio consensual e litigioso, reconhecimento e dissolução de união estável, exoneração e revisão de alimentos, regulamentação de guardas e visitas de menores.

mutirao_das_familias_final

Da esquerda para direita: A representante da OAB/Uberlândia, Dulce Meire de Menezes da Mota; os deputados estaduais Felipe Attiê e Luis Humberto Carneiro; o procurador Federal, Cleber Eustáquio; a diretora do Fórum da comarca, juíza Maria Elisa Taglialegna; o coordenador Regional Triângulo II, Evaldo Gonçalves da Cunha; o coordenador Local em Uberlândia, Clayton Rodrigues Sabino Barbosa; o coordenador do Mutirão, Fernando Orlan Pires Resende; a promotora de Justiça, Márcia Pires da Mota; o deputado federal Weliton Prado; o deputado estadual, Elismar Prado; e o presidente da ONG Icasu, Antônio Naves

Para participar, foi realizado o cadastramento prévio dos interessados. No total, foram atendidas 454 famílias, sendo: 111 para casamento, 182 divórcios, 36 regulamentações de guarda, 53 para união estável, 54 exonerações de alimentos, e 18 regulamentações de visitas. No total, foram atendidas mais de 1.600 pessoas.

De acordo com o coordenador Local em Uberlândia, Clayton Rodrigues Sabino Barbosa, a iniciativa tem como objetivo a promoção e estruturação das famílias, por meio da sua regularização civil, mediante o acesso aos seus direitos e à Justiça de forma célere. Em sua explanação, destacou o papel da Defensoria Pública no sistema de Justiça, seu crescimento orçamentário e atuação legislativa, além da necessidade de apoio para conquistas que possam significar melhor atendimento para a população em situação de vulnerabilidade.

O coordenador do Mutirão das Famílias, defensor público Fernando Orlan Pires Resende, destacou a participação dos parceiros no projeto, aos quais agradeceu, e a aceitação que o mutirão vem encontrando junto à população.

Já o coordenador Regional Triângulo II, Evaldo Gonçalves da Cunha, realçou o crescimento das ações da Defensoria Pública no município e a necessidade de uma nova sede da Instituição “no complexo Jurídico em que funcionam o Fórum da comarca e o Ministério Público, o que melhoraria a qualidade do atendimento dos assistidos”, frisou.

Entre as autoridades que prestigiaram o evento compareceram o vereador Antônio Carrijo, representando o prefeito Odelmo Leão, deputados estaduais e federais, representantes do Legislativo e do Executivo municipais, promotores de Justiça, e juízes das áreas Criminal e Cível. A atuação da Defensoria Pública nas áreas Criminal, de Execução Criminal, no Centro Integrado da Mulher, da Saúde, e da Infância e Juventude, foi destacada por diversos oradores. O evento contou também com a participação da banda de música da Polícia Militar de Uberlândia.

publico

Mutirão deste ano atendeu 454 famílias, cerca de 1.600 pessoas

banda-01-f3f16b69-9e4e-42b7-a96d-e5a18414673d

Banda da PMMG

Clique aqui para assistir entrevista do defensor público Fernando Orlan, em reportagem da TV Paranaíba sobre o Mutirão, veiculada na sexta-feira, dia 18.



Transparência

O que é?

O objetivo dessa sessão é permitir o acesso transparente, rápido e fácil aos documentos e informações relacionadas à Execução Orçamentária e Financeira, Licitações, Contratos e Convênios.

saiba mais >