Defensoria Pública de Minas Gerais

Igualdade e cidadania para todos


Defensoria Pública em Visconde do Rio Branco é parceira em audiência pública e seminário sobre a Apac


Por Ascom em 21 de março de 2018

Durante os dias 16 e 18 de março, a comarca de Visconde do Rio Branco recebeu audiência pública e seminário de estudos e conhecimento da metodologia desenvolvida pela Associação de Proteção e Assistência aos Condenados (Apac). A iniciativa, que foi promovida pela Defensoria Pública de Minas Gerais, em parceria com o Ministério Público; Poder Judiciário; Prefeituras de São Geraldo e Guiricema, que integram a comarca; além de entidades sociais públicas, teve como objetivo apresentar à população os principais pontos da entidade que será implantada na cidade.

 

O evento contou com a participação da coordenadora Local em Visconde do Rio Branco, defensora pública Samara Soares Damato. Para a coordenadora, “a participação da comunidade é um dos desafios, pois, romper com os preconceitos demanda preparo da equipe de trabalho, bem como dos voluntários, juntamente com uma discussão com a comunidade sobre qual a responsabilidade de cada um. A conjugação de esforços de todos os envolvidos é fundamental para que o projeto dê certo”.

a_img-20180319-wa0037

Coordenadora Local em Visconde do Rio Branco, defensora pública Samara Soares Damato

Samara Soares Damato acrescenta que “o método “apaqueano” tem transformado os reeducandos em cidadãos, reduzindo a violência fora e dentro dos presídios e, consequentemente, diminuindo a criminalidade e oferecendo à sociedade a tão sonhada paz. A sociedade da comarca de Visconde do Rio Branco só tem a ganhar com a implantação da Apac no município”.

Apac

A Apac é uma entidade civil de direito Privado, sem fins lucrativos, com personalidade jurídica própria, dedicada à recuperação e reintegração social dos condenados às penas privativas de liberdade. Sua finalidade é evitar a reincidência no crime e proporcionar condições para que o condenado se recupere e consiga a reintegração social de fato.



Transparência

O que é?

O objetivo dessa sessão é permitir o acesso transparente, rápido e fácil aos documentos e informações relacionadas à Execução Orçamentária e Financeira, Licitações, Contratos e Convênios.

saiba mais >