Defensoria Pública de Minas Gerais

Igualdade e cidadania para todos


Defensoria Pública Geral promove mais uma reunião sobre a execução do Planejamento Estratégico


Por Ascom em 15 de janeiro de 2019

Documento que fala sobre atuação e gestão do órgão foi apresentado aos coordenadores das Defensorias Públicas Especializadas

A Defensoria Pública do Estado de Minas Gerais (DPMG) realizou nesta sexta-feira, 11/01, mais uma reunião para alinhar a execução do Planejamento Estratégico da Instituição. Desta vez, o encontro aconteceu com os coordenadores das Defensorias Públicas Especializadas, no Gabinete da Defensoria-Geral, onde foram apresentados os primeiros passos para colocar em prática o documento elaborado pela Fundação João Pinheiro.

Em nome de toda a Administração Superior, o defensor público-geral Gério Patrocínio Soares destacou a importância do Planejamento Estratégico para os rumos da instituição. Abrindo espaço para que os colegas contribuam com a aplicação das medidas idealizadas, Gério Patrocínio declarou que “temos o desafio de nos reinventar e mostrar aos outros órgãos e à sociedade civil a importância da DPMG”.

Ao relembrar o cenário político e econômico que se inicia, o defensor público-geral disse enxergar para a Instituição uma “janela de oportunidades”, sendo a “hora da Defensoria Pública de Minas Gerais crescer e atuar de forma ainda mais eficiente”. Neste contexto, o Planejamento Estratégico se apresenta pertinente e essencial aos novos desafios. Gério Patrocínio agradeceu a presença dos coordenadores e representantes, dando aos presentes a missão de replicarem as informações em suas coordenadorias.

Em seguida, a subdefensora pública-geral Luciana Leão Lara Luce destacou que esse “tipo de reunião tem o objetivo de expor o que foi elaborado e esclarecer como será feita a aplicação”. Após explicar que o projeto é uma construção conjunta que vai muito além de uma administração específica, a subdefensora passou a palavra para as assessoras do Gabinete responsáveis pela execução do Planejamento – Marina Lage Pessoa da Costa (assessora de Administração Estratégica e Inovação), Michelle Lopes Mascarenhas Glaeser (coordenadora de Projetos, Convênios e Parcerias) e Emília Eunilce Alcaraz Castilho (assessora Institucional).

O defensor público-geral Gério, Patrocínio Soares ao lado da subdefensora pública-geral, Luciana Leão

Marina Lage começou a apresentação detalhando o Planejamento Estratégico e enfatizando que o documento contou com a colaboração de defensores públicos e servidores, tratando-se, portanto, de uma mudança organizacional. “Com o atual cenário econômico e político não é possível continuar fazendo mais do mesmo; precisamos assumir com excelência nosso papel de agentes de transformação social”, pontuou a assessora. Ao apontar a necessidade de institucionalizar uma política de atendimento, ela relembrou aos presentes a importância da atuação extrajudicial para a DPMG, e que, para mudar a maneira como a organização conduz o seu futuro, “é preciso traçar novos caminhos”.

A assessora detalhou também os 30 projetos delineados e os dez desafios para os próximos anos, afirmando que a execução conduzirá a Instituição para uma atuação mais assertiva. Entre esses projetos está a criação de ferramentas digitais para o atendimento do assistido, que incluem a criação de um sistema de agendamentos online, protocolos de acolhimento e difusão da assistência em todo o estado de Minas Gerais, que foram explicados pelo diretor de Suporte Técnico e Administração de Rede, André Chagas.

O servidor André Chagas, diretor de Suporte Técnico e Administração de Rede, explicou aos presentes como serão implantadas as mudanças na área de Tecnologia da Informação

Outro ponto destrinchado na reunião foi o que aborda a realização de projetos. Sobre o assunto, a coordenadora da área, Michelle Glaeser, destacou que a Coordenadoria “tem como função auxiliar os defensores na execução de projetos e, para isso, é muito importante formalizar os projetos, divulgar as ações e replicar o que der certo”.  A coordenadora apresentou alguns projetos extrajudiciais já realizados pela DPMG e salientou a importância da criação de um calendário institucional.

As defensoras públicas Marina Lage, Michelle Glaeser e Emília Castilho apresentaram aos colegas detalhes do planejamento estratégico

Encerrando o encontro, a subdefensora pública-geral declarou contar com a colaboração dos colegas para que todas as ações propostas sejam concretizadas, alertando que: “saímos daqui com um senso maior de responsabilidade”. Luciana Leão ressaltou ainda que este é um planejamento da Instituição, e não de uma gestão específica, tendo a certeza “de que o órgão vai crescer e melhorar ainda mais o atendimento ao assistido”.

Estiveram presentes na reunião os assessores institucionais João Paulo Torres Dias e Wilson Hallak Rocha; o presidente da Adep, Eduardo Cyrino Generoso; o coordenador regional da área Criminal da Capital, Fernando Luis Camargos Araujo; o coordenador da Defensoria Especializada na Segunda Instância e nos Tribunais Superiores – Cível (Desits-CI), Eduardo Vieira Carneiro; a coordenadora da Defensoria Especializada de Infância e Juventude – Cível (DEINJ-Cível), Daniele Bellettato Nesrala; o coordenador da Defensoria Especializada de Infância e Juventude – Ato Infracional, Alexandre Henrique Oliveira Barbosa; a coordenadora da Defensoria Pública na Justiça Militar, Adriana Newman Franca Lima; coordenadora da 1ª Defensoria dos Juizados – Juizado Especial Cível da Fazenda Pública, Isabella Marques Pastore; a coordenadora da Defensoria Especializada em Urgências Criminais, Roberta de Mesquita Ribeiro; a coordenadora da Defensoria Especializada na Segunda Instância e nos Tribunais Superiores – Criminal (Desits-Crim), Neusa Guilhermina Lara; pela coordenadoria da Defensoria Especializada do Consumidor, Ana Luiza Aragão Bracarense Rios; pela coordenadoria da Defensoria Especializada na Defesa do Direito da Mulher em Situação de Violência, Maria Cecília Pinto e Oliveira; pela coordenadoria da Defensoria Especializada da Pessoa Idosa e da Pessoa com Deficiência, Fernanda Cristiane Fernandes Heringer Milagres; pelo Juizado Especial Criminal, Vera Grion Maleronka; pela Defensoria de Tóxicos, Camila Grissi Pimenta.

Reunião sobre Planejamento Estratégico reuniu coordenadores das Defensorias Públicas Especializadas da DPMG



Transparência

O que é?

O objetivo dessa sessão é permitir o acesso transparente, rápido e fácil aos documentos e informações relacionadas à Execução Orçamentária e Financeira, Licitações, Contratos e Convênios.

saiba mais >