Defensoria Pública de Minas Gerais

Igualdade e cidadania para todos


Defensoria Pública inaugura as novas instalações em Pedro Leopoldo e o Centro de Conciliação e Mediação na comarca


Por Ascom em 22 de novembro de 2019

A Defensoria Pública de Minas Gerais inaugurou nesta quinta-feira (21/11) as novas instalações da sua unidade em Pedro Leopoldo, onde funcionará o Centro de Conciliação e Mediação da Instituição, também inaugurado nesta data.

Fachada da Unidade Pedro Leopoldo

A implantação do Centro de Conciliação e Mediação é mais um investimento da DPMG voltado para a solução extrajudicial dos litígios e para a pacificação social. Pedro Leopoldo é o oitavo município a receber o serviço. O Centro já foi implantado em Belo Horizonte, Sete Lagoas, Montes Claros, Matias Barbosa, Poços de Caldas, Ribeirão das Neves e Pouso Alegre.

A iniciativa tem como finalidade buscar, sempre que possível, a solução extrajudicial dos litígios, visando à composição entre as pessoas em conflito de interesses, por meio de mediação, conciliação e demais técnicas de composição e administração de conflitos. O Centro de Pedro Leopoldo vai oferecer atendimento prioritário para demandas nas áreas Cível e de Família.

A implantação dos Centros está em consonância com o Planejamento Estratégico e com o atual Plano Geral de Atuação da Defensoria mineira, como uma forma de sistematização e expansão das suas atividades extrajudiciais.

Em Pedro Leopoldo, o funcionamento será às segundas e quartas-feiras, no período da manhã, podendo o atendimento ser estendido às sextas-feiras para o município de Confins, que também integra a comarca.

Novas instalações
A solenidade inaugurou ainda as novas instalações da Defensoria Pública na comarca. Localizada na região central do município, a sede oferece mais conforto e acessibilidade para os assistidos, com salas para atendimento individual, fraldário para crianças e acesso facilitado para pessoas com mobilidade reduzida.
A iniciativa dá continuidade à política institucional de instalação de unidades melhor estruturadas e custeadas com recursos próprios, visando à padronização do atendimento da Defensoria Pública em um conceito de humanização e dignidade do serviço prestado ao cidadão vulnerável.

Atualmente, a comarca conta com a atuação de dois defensores públicos nas áreas de Família e Sucessões, Saúde, Infância Cível, Registros Públicos, Criminal, Execução Penal e Infância Infracional.

Solenidade

Descerramento da placa de inauguração das novas instalações da unidade

Durante a inauguração o defensor público-geral de Minas Gerais, Gério Patrocínio Soares, agradeceu a presença de todos, ressaltando a importância das parcerias com os demais órgãos públicos para o avanço da Defensoria Pública no Estado.

“A inauguração de uma unidade bem estruturada e do Centro de Conciliação e Mediação é resultado do comprometimento da Instituição e demais parceiros com a sociedade para garantir o acesso com qualidade e eficiência aos direitos do cidadão hipossuficiente.

Defensor-geral de MG, Gério Soares

O coordenador local em Pedro Leopoldo, defensor público Vinicius Braga Sobral, destacou as melhorias da estrutura da DPMG na comarca como fator importante para a melhoria do serviço prestado.
“Temos instalações dignas, funcionais, com acessibilidade que permitirão oferecer um serviço de melhor qualidade. Nesta nova fase de priorizar a atuação extrajudicial, a estrutura adequada e o Centro de Mediação serão de grande relevância para o serviço prestado pela Defensoria Pública em Pedro Leopoldo”, ressaltou o defensor público.

O coordenador local em Pedro Leopoldo, defensor público Vinícius Braga Sobral

O coordenador do Centro de Conciliação e Mediação em Pedro Leopoldo, Manoel Luiz Ferreira, agradeceu à Defensoria Geral pelo investimento feito na comarca. “Tanto a inauguração do Centro quanto da nova sede se somam a outros insumos que a Defensoria Pública de Minas tem oferecido às unidades do interior, em especial de Pedro Leopoldo, proporcionando melhorias e eficiência no atendimento da população”, disse.

Defensor público Manoel Luiz Ferreira

Foto A DSC_5671: Inauguração simbólica do Centro de Conciliação e Mediação

Presenças
A cerimônia contou com a presença de diversas autoridades, entre elas o defensor público-Geral de Minas Gerais, Gério Patrocínio Soares; o prefeito de Pedro Leopoldo, Cristiano Marião; a diretora do Foro de Pedro Leopoldo, juíza de Direito Maria Jacira Ramos e Silva; o promotor de Justiça Flávio César de Almeida Júnior; o comandante da 11º Cia. Independente da PMMG, tenente coronel João Washington Azevedo Rodrigues; o diretor adjunto do presídio de Pedro Leopoldo, Anderson Rabelo; o presidente da OAB/MG Subseção Pedro Leopoldo, Flávio Toledo Pereira.

Estiveram presentes também a coordenadora de Projetos, Convênios e Parcerias da DPMG, defensora pública Michelle Lopes Mascarenhas Glaeser; o coordenador da Regional Metropolitana, Carlos Frederico Rosignoli de Lima; o coordenador local em Pedro Leopoldo Vinícius Braga Sobral; o defensor público Manoel Luiz Ferreira, que atua em Pedro Leopoldo e está à frente do Centro de Conciliação e Mediação; e o assessor militar da DPMG tenente coronel PM Antoniezio Alves de Sousa; além de servidores e estagiários.



Transparência

O que é?

O objetivo dessa sessão é permitir o acesso transparente, rápido e fácil aos documentos e informações relacionadas à Execução Orçamentária e Financeira, Licitações, Contratos e Convênios.

saiba mais >