Defensoria Pública de Minas Gerais

Igualdade e cidadania para todos


Defensoria Pública inaugura novas instalações em Boa Esperança


Por Ascom em 13 de novembro de 2017

A Defensoria Pública de Minas Gerais (DPMG) inaugurou novas instalações da Instituição na comarca de Boa Esperança. A solenidade aconteceu na manhã da quinta-feira (09/11) e contou com a presença da defensora pública-geral do Estado, Christiane Neves Procópio Malard.

Descerramento da placa

Com localização próxima ao fórum, facilitando o acesso dos cidadãos, a nova sede oferece melhor estrutura de trabalho aos defensores públicos e servidores, além de maior conforto e privacidade no atendimento aos assistidos. A iniciativa dá continuidade à política institucional da DPMG de instalação de unidades melhor estruturadas e custeadas com recursos próprios.

A defensora-geral, Christiane Malard, abriu a solenidade parabenizando a garra, a dedicação e a iniciativa do coordenador Local, defensor público Rodrigo Parente Ferreira Dias. “Gosto de gente que quer transformar. É assim que a Defensoria Pública, embora jovem, vai conseguir avançar”. Destacou o pioneirismo de Rodrigo Parente na “Carta de Boa Esperança”, protocolo de intenções de defensores do VII Concurso, “que propõe uma série de mudanças, que estamos tentando implementar ao longo da minha trajetória na Defensoria-Geral. Esse é o perfil do defensor que vocês têm na comarca de Boa Esperança”. 

A defensora-geral, Christiane Malard, ressaltou o papel da Defensoria Pública que, “ao longo da sua história, tem se fortalecido como instituição essencial para materialização do acesso à justiça, fornecendo aos menos favorecidos os recursos necessários para superarem os obstáculos que os impedem de alcançar a plenitude dos seus direitos”.

Defensora-geral, Christiane Malard: “estamos a serviço da população”

Christiane Malard destacou a merecida conquista do espaço dignifica também a atuação dos valorosos profissionais que aqui trabalham e representa avanço institucional marcante da nossa gestão.

A defensora-geral agradeceu ao coordenador Local, Rodrigo Parente Ferreira Dias, “que arduamente se dedica a ajudar o próximo, oferecendo assistência jurídica ampla e de qualidade aos mais vulneráveis, inclusive na urgência de saúde”, à coordenadora da Regional Circuito das Águas, Diléa M. Chaves Reis Teixeira, ao gestor Silvanio Silva e à servidora Ana Paula Oliveira Miranda.

O Hino Nacional foi executado pelo Cabo Elias Batista da Silva Júnior

Christiane Malard deixou uma mensagem de agradecimento também para os parceiros: Prefeitura Municipal, Estado de Minas Gerais, Tribunal de Justiça, Poder Legislativo estadual, Câmara Municipal, Ministério Público, Ordem dos Advogados e as Polícias Militar e Civil. “Somos diversas instituições que trabalham com um único propósito: oferecer um serviço público de qualidade à população. A Defensoria Pública vive para o menos favorecido, para o excluído”, concluiu.

O coordenador Local, defensor público Rodrigo Parente Ferreira Dias, destacou os benefícios das novas instalações, “que são um significativo avanço na prestação da assistência jurídica gratuita na comarca”, e a importância da parceria com a Prefeitura de Boa Esperança, com a cessão de uma servidora e uma estagiária, “o que redunda em retorno à comunidade local, que obtém um serviço mais eficaz da Defensoria Pública”.

Coordenador Local, Rodrigo Parente Ferreira Dias

Rodrigo Parente salientou o crescimento já conquistado pela Defensoria Pública e a necessidade de maior valorização e fortalecimento da Instituição, especialmente “diante de um quadro de miserabilidade de grande parcela da população brasileira”, refletiu. Ao final, agradeceu a todos os colegas de trabalho, “que prestam valoroso auxílio aos serviços da Defensoria Pública” e à equipe da Defensoria-Geral.

O prefeito de Boa Esperança, Hideraldo Henrique Silva, destacou a importância do trabalho da Defensoria Pública para o Município, agradeceu e reafirmou a parceria com a Instituição. “Que todos nós possamos fazer o melhor pela nossa cidade”, finalizou.

Prefeito Hideraldo Henrique Silva

O presidente da Câmara Municipal, vereador Divino José Costa, mencionou o momento difícil que o País vem passando e enfatizou a necessidade de que cada pessoa, em sua casa, comunidade, ou à frente de instituições e entidades contribuir para a melhoria da nação. “Que deixemos um bom exemplo e que tenhamos um recomeço, de Boa Esperança”.

Presidente da Câmara Municipal, vereador Divino José Costa

Presenças

Diversas autoridades prestigiaram a solenidade, entre elas, o coordenador da Promotoria de Boa Esperança, promotor de Justiça, Fernando Muniz Silva; o procurador Federal, Dauri Ribeiro, representando o Instituto Federal do Sul de Minas; os secretários municipais de Educação e Cultura e Defesa Social, Pedro José Coimbra e José Severino da Silva; o delegado de Polícia Civil, Marcelo Farah; o diretor do presídio de Boa Esperança, Edmilson Elias da Silva; o presidente da 76ª Subseção da Ordem dos Advogados do Brasil, Rodrigo Fernandes; o 2º tenente Carlos José Tavares, representando o comandante do 172º Cia. de Boa Esperança, tenente Luiz Paulo; os vereadores Batista Silva, Vailton do Amaral e Antônio Donizeti da Cunha; além do chefe de gabinete da DPMG, Gério Patrocícnio Soares; o assessor de Planejamento e Infraestrutura, Rafael de Freitas Cunha Lins; o chefe do Centro de Segurança Institucional, tenente coronel Westerson Guimarães Pinto.

Chefe de gabinete, Gério Patrocícnio Soares; prefeito de Boa Esperança, Hideraldo Henrique Silva; defensora-geral, Christiane Malard; coordenador Local, defensor público Rodrigo Parente; presidente da Câmara Municipal, vereador Divino José Costa; e o assessor de Planejamento e Infraestrutura, Rafael de Freitas Cunha Lins

Prefeito Hideraldo Henrique Silva; defensora-geral, Christiane Malard; e o coordenador Local, defensor público Rodrigo Parente

Diretor do presídio de Boa Esperança, Edmilson Elias da Silva; 2º tenente Carlos José Tavares, representando o comandante do 172º Cia. de Boa Esperança; presidente da Câmara Municipal, vereador Divino José Costa; promotor de Justiça Fernando Muniz Silva; defensora-geral, Christiane Malard; delegado de Polícia Civil, Marcelo Farha; coordenador Local, Rodrigo Parente; procurador Federal, Dauri Ribeiro; prefeito Hideraldo Henrique Silva; e o o presidente da 76ª Subseção da Ordem dos Advogados do Brasil, Rodrigo Fernandes

Clique aqui para ver mais fotos.

DPMG na mídia

Clique aqui para ler a matéria publicada no site da Câmara Municipal de Boa Esperança.

Clique aqui para ler a matéria publicada no site da Prefeitura Municipal.

DPG concedendo entrevista



Transparência

O que é?

O objetivo dessa sessão é permitir o acesso transparente, rápido e fácil aos documentos e informações relacionadas à Execução Orçamentária e Financeira, Licitações, Contratos e Convênios.

saiba mais >