Defensoria Pública de Minas Gerais

Igualdade e cidadania para todos


Defensoria Pública inaugura novas instalações em Contagem


Por Ascom em 31 de março de 2015

A unidade da Defensoria Pública em Contagem ganhou novas instalações nesta segunda-feira (30/03). A solenidade de inauguração foi presidida pela defensora pública-geral do Estado, Christiane Neves Procópio Malard, e contou com a presença do subdefensor-geral, Wagner Geraldo Ramalho Lima, do presidente da Adep-MG, Eduardo Cyrino Generoso, o assessor da Corregedoria-Geral da DPMG, Francisco de Assis de Castro Calcagno, que representou o corregedor-geral, Ricardo Sales Cordeiro, autoridades, parceiros, assessores da Defensoria-Geral, coordenadores e defensores públicos.

A_DSC6713

Descerramento da placa de inauguração

“A inauguração da nova sede da Defensoria Pública em Contagem representa o exemplo límpido dos nossos anseios de autonomia. Sede própria, ampla, bem localizada, com acessibilidade e confortável. Condigna, à altura dos defensores públicos e dos assistidos pela casa da cidadania”, destacou a defensora pública-geral, Christiane Neves Procópio Malard.

A defensora-geral ressaltou a importância da medida administrativa que realizou a mudança da sede da Instituição na Capital, o que resultou em economia no orçamento, permitindo a implantação de seis novas sedes no estado. A DPG parabenizou a equipe que iniciou a medida. “Com eficiência e planejamento, reduzimos os gastos e avançamos em questões estruturais. Parabenizo a todos os envolvidos à época, em especial, o nosso subdefensor público-geral, Wagner Ramalho, e a nossa querida ex-DPG Andrea Abritta. Vocês foram heróis”.

Christiane Procópio Malard agradeceu os servidores da Casa, os defensores públicos e parceiros da DPMG, Tribunal de Justiça, Poder Executivo, Poder Legislativo, Ministério Público, Ordem dos Advogados e Polícia Militar.

A_DSC6747

A defensora-geral ressaltou ainda o empenho dos ex-coordenadores, Fábio Eugênio Vieira e Glaydson Agostinho Pereira, em prol da instalação da nova sede

A coordenadora local, defensora pública Silvia Leonel Ferreira, falou sobre o papel da Defensoria Pública na construção de um real Estado Democrático de Direito e ressaltou a importância da nova sede, que, com ambiente mais confortável, amplo e com acessibilidade, “representa o enorme respeito da Instituição com a defesa da dignidade dos assistidos e com a população de Contagem”.

A coordenadora da Regional Metropolitana, defensora Cibele Cristina Maffia Lopes, pontuou o expressivo crescimento da Defensoria Pública nos últimos anos, mesmo que ainda seja necessária sua devida estruturação. “Caminhamos a passos pequenos e a caminhada é longa; mas, é devagar que se vai ao longe”. Cibele ressaltou a importância da interlocução com outras entidades, igualmente importantes. “Que a inauguração da nova sede em Contagem, seja mais um símbolo dessa aliança tão necessária ao alcance do nosso objetivo maior: a construção de uma sociedade livre, justa e solidária”.

A deputada estadual Marília Campos manifestou a sua satisfação, como moradora de Contagem há 25 anos, em verificar o avanço da Defensoria Pública. A deputada destacou as instalações da nova sede, que conferem mais conforto e dignidade no atendimento aos assistidos, e colocou seu “mandato como deputada à disposição, representando os interesses da população, da Defensoria Pública e da Prefeitura de Contagem, que lutam para que a cidade tenha a cada dia mais justiça social”.

A_DSC6690

Chefe de gabinete da DPMG, Marina Lage Pessoa da Costa, deputada estadual Marília Campos, e a defensora-geral, Christiane Procópio

O presidente da Adep-MG, Eduardo Cyrino Generoso, destacou que a Defensoria Pública tem uma dívida histórica com a comarca de Contagem, onde a Instituição encerrou as atividades em algumas áreas, e parabenizou a Administração Superior pela inauguração da sede.

A_DSC6751

DPG e defensores lotados em Contagem

Também prestigiaram a solenidade o procurador-geral de Contagem, Amarildo Oliveira, que representou o prefeito, Carlin Moura; o juiz da 3ª Vara Criminal de Contagem, Leonardo Lima Publio, representando o presidente da Amagis, desembargador Herbert Carneiro; o promotor de Justiça, Daniel Saliba; a advogada regional do Estado em Contagem, Ângela Regina Soares Leite; o comandante da 2ª Região da Polícia Militar, cel. Roberto Lemos; o comandante do 18º Batalhão de Polícia Militar, te. Cel. Flávio Donato da Silva; o 1º ten. do Corpo de Bombeiro Militar de Contagem, Mardell da Silva Alves; o presidente a 83ª subseção da OAB/Contagem, Joabe Geraldo Pereira Santos; o subtenente da PMMG, Paulo Sérgio de Moura Linhares, que executou o hino nacional sob um solo de saxofone; o vice-presidente da Adep-MG, Heitor Teixeira Lanzelloti Baldez, e o diretor de Assuntos Institucionais e Parlamentares, Flávio Aurélio Wandeck Filho.

A_DSC6693

Coordenadora local, defensora pública Silvia Leonel Ferreira; defensora-geral, Christiane Procópio; coordenadora da Regional Metropolitana, defensora Cibele Cristina Maffia; e o subdefensor-geral, Wagner Geraldo Ramalho Lima

A_DSC6764

Nova sede: acessibilidade e boas instalações

Contagem

Atualmente, 15 defensores públicos atuam na comarca de Contagem nas seguintes áreas: Fazenda Pública Municipal, Criminal, Execuções Penais, Infância e Juventude, Tribunal do Júri e defesa da mulher vítima de violência.

Em 2014, a unidade da Defensoria Pública em Contagem realizou 7355 prestações jurídicas. Nos meses de janeiro e fevereiro de 2015, foram 1058.

Clique aqui para ver mais fotos.



Transparência

O que é?

O objetivo dessa sessão é permitir o acesso transparente, rápido e fácil aos documentos e informações relacionadas à Execução Orçamentária e Financeira, Licitações, Contratos e Convênios.

saiba mais >