Defensoria Pública de Minas Gerais

Igualdade e cidadania para todos


Defensoria Pública inaugura unidade em Guanhães


Por Ascom em 21 de dezembro de 2015

No dia 15, a Defensoria Pública inaugurou nova unidade na comarca de Guanhães, dando continuidade ao processo de estruturação da Defensoria Pública no Estado, estabelecido no PPAG/2015. A instituição já esteve presente na comarca, estando desativada por seis anos. Assumiu a coordenadoria local, o defensor público Thiago Coutinho Yamane.

a_DSC_1672

A defensora pública-geral, Christiane Neves Procópio Malard, acompanhada do coordenador da regional Vale do Rio Doce, Calânico Rios Sobrinho, do coordenador local em Guanhães, Thiago Coutinho Yamane; do presidente da Adep-MG, Eduardo Cyrino Generoso e do assessor Institucional da Defensoria Geral, Gério Patrocínio Soares

Participaram da solenidade o presidente da Adep-MG, Eduardo Generoso; o coordenador da regional Vale do Rio Doce, Calânico Rios Sobrinho; a vice-prefeita Mary Celeste de Miranda; o diretor do Foro da comarca, juiz Leonardo Moreira; a juíza titular da 2ª vara de Guanhães, Patrícia Napoleão; a vereadora Luiza Amélia Barbosa; o presidente da OAB, Geraldo Temponi Godinho; o tenente Gilson Sérgio Pereira, representando o comandante da 25ª Companhia de Polícia Militar, major Gilberto Costa; a delegada de Polícia Civil, Alexandra Gonçalves de Oliveira, representando o delegado regional de Polícia Civil, Cézar Cerne de Souza.

Presentes ainda, o gestor da Defensoria Pública em Guanhães, Alvim Sebastião Mesquita Aguiar; o assessor Institucional da Defensoria Geral, Gério Patrocínio Soares e o assessor militar da DPMG, ten. cel. Westerson Pinto. Além de servidores do Fórum de Guanhães e outros convidados.

a_DSC_1698

O Hino Nacional foi executado pelo músico Omir Padilha

Em seu discurso, a defensora pública-geral, Christiane Neves Procópio Malard, falou sobre a retomada das atividades da DPMG em Guanhães, comarca, na qual, iniciou suas atividades como defensora pública, “inauguramos não apenas uma sede nova, mas estamos trazendo novamente o acesso à Justiça à população carente desta cidade”.

a_DSC_1842

Defensora pública-Geral, Christiane Neves Procópio Malard

Sobre a expansão da Defensoria Pública para todo o Estado, Christiane Malard ressaltou que o processo levará atendimento judicial a mais de 500 mil pessoas, somente nas 10 novas comarcas que serão instaladas até 2016. “Pesquisas recentes apontam que 85% da população brasileira podem ser, potencialmente, incluídas no âmbito do atendimento da Defensoria Pública. Em Minas Gerais este número representa, aproximadamente, 17 milhões de pessoas”.

Para os moradores de Guanhães, a defensora-geral disse que a Defensoria Pública certamente será a ponte entre os conflitos e a solução de diversos litígios. “A população, que se orgulha de residir em um polo importante do Estado, que abriga o Parque Estadual da Serra da Candonga, um dos últimos refúgios da Mata Atlântica, poderá, também, se orgulhar de ter a Defensoria Pública instalada na cidade”.

Clique aqui para ouvir e clique aqui para ler o discurso na íntegra

O defensor público, Thiago Coutinho Yamane, coordenador local da Defensoria Pública em Guanhães, agradeceu a acolhida recebida e garantiu todo o esforço necessário, para que a reabertura da Defensoria Pública na comarca seja a mais produtiva possível. “O defensor público é um servidor público e a função de quem exerce este cargo é servir, em nome e em favor do público, sempre focado nos mais necessitados”, completou.

Clique aqui para ver o discurso na íntegra.

a_DSC_1737

Coordenador local da Defensoria Pública em Guanhães, Thiago Coutinho Yamane

Thiago Yamane disse ainda que a demanda pelos serviços da Defensoria Pública na comarca é grande e que a Instituição empreenderá os esforços necessários para suprir esta necessidade, “contando, também, com a colaboração dos demais órgãos do poder Judiciário, Legislativo e Executivo do município”.

O coordenador da regional Vale do Rio Doce, Calânico Rios Sobrinho, disse que se sentiu muito honrado como defensor e coordenador da regional de presenciar a abertura de mais uma unidade da DPMG no Estado. “Ao colega que ora assume suas funções, conte com minha parceria para fazer valer os direitos da população de Guanhães”.

Clique aqui para ver o discurso na íntegra.

a_DSC_1766

Coordenador da regional Vale do Rio Doce, Calânico Rios Sobrinho

Mensagem à Defensoria Pública

Em mensagem encaminhada, o promotor de Justiça, Daniel de Oliveira Malard, que atuou na comarca entre 2005 e 2010, registrou o esforço empreendido pela defensora pública geral, Christiane Neves Procópio Malard, e sua incansável equipe, em querer levar a Defensoria Pública às mais de 290 comarcas de Minas Gerais, “a fim de que a voz dos necessitados seja ouvida e seus anseios materializados através das mãos e intelecto de cada bravo e imprescindível defensor público integrante desta prestigiada instituição”.

O presidente da Adep-MG, Eduardo Cyrino Generoso, disse que a reabertura da unidade é um momento muito importante para a população de Guanhães, pois permitirá o efetivo acesso gratuito judicial e extrajudicial e a orientação jurídica para os necessitados. “Parabenizo a todos pelos esforços empenhados nesta iniciativa”.

Clique aqui para ver o discurso na íntegra.

a_DSC_1778

Presidente da Adep-MG, Eduardo Cyrino Generoso

Clique aqui para ver o discurso na íntegra.

a_DSC_1795

O diretor do Foro de Guanhães, juiz Leonardo Moreira, deu boas vindas à Instituição e ao defensor Thiago Yamane. “A bandeira da Defensoria Pública traz uma balança à frente do mapa de Minas Gerais. Exatamente o que a comunidade de Guanhães necessitava, da Defensoria Pública para dar equilíbrio à balança da Justiça”

a_DSC_1809

Em sua fala, a vereadora Luiza Amélia Barbosa, afirmou que a Defensoria Pública na cidade é um ganho para a população, principalmente aquela mais carente que não pode pagar pelo serviço de um advogado e precisa de um defensor público para a garantia de seus direitos. “Guanhães é a cidade conhecida como ‘já teve’. Agradeço à Defensoria Pública que permitirá que agora sejamos conhecidos como a cidade que ‘tem’, que seja atuante e possa atender às necessidades de nossa população carente”

Clique aqui para ver mais fotos.

Veja o que saiu na mídia.

Jornal de Guanhães.

Jornal MGTV.



Transparência

O que é?

O objetivo dessa sessão é permitir o acesso transparente, rápido e fácil aos documentos e informações relacionadas à Execução Orçamentária e Financeira, Licitações, Contratos e Convênios.

saiba mais >