Defensoria Pública de Minas Gerais

Igualdade e cidadania para todos


Defensoria Pública mineira realiza o primeiro Casamento Comunitário de Guanhães


Por Ascom em 3 de junho de 2019

O Município de Guanhães, na região Sudoeste do estado, recebeu sua primeira edição do Casamento Comunitário. A iniciativa foi promovida pela Defensoria Pública de Minas Gerais, com o apoio de diversos parceiros. O evento aconteceu no Plenário da Câmara Municipal, no dia 30 de maio.

Dezenove casais disseram sim em uma bela cerimônia, com direito a ornamentação especial, tapete vermelho, entrada ao som da marcha nupcial, benção ecumênica, troca de alianças e sorteio de presentes para os noivos.

Na presença do juiz de paz Augusto André Costa Nunes e do registrador do Cartório de Registro Civil de Guanhães, Carlos Magno Souza Nunes, os noivos declararam o desejo de se unirem espontaneamente em matrimônio e, juntamente com as testemunhas, assinaram as certidões de casamento.

 Família

“Família é tudo para nós”. A frase resume o sentimento das irmãs Neusa e Nilcéia, que oficializaram o relacionamento com seus companheiros no Casamento Comunitário. Juntos há 15 anos e pais de três filhos, Neusa e José Eduardo contaram que o casamento “era um sonho de muito tempo” e que foi deixado de lado com o passar dos anos. “Isso aqui representa muito para gente. Estamos muito felizes”.  Os familiares dos noivos compareceram em peso.

Os casais Neusa e José Eduardo, Nilcéia e Renato acompanhados por seus familiares

A mesa de honra foi composta pelo presidente da ADEP-MG, Fernando Campelo Martelleto; pela coordenadora Local da DPMG em Guanhães, defensora pública Izabella Nogueira Lopes; pelo assessor de Planejamento e Infraestrutura, Rafael de Freitas Cunha Lins; pelo presidente da Câmara Municipal, vereador Evandro Lott; pela prefeita de Guanhães, Dóris Campos; e pela assistente social Lidiane Gonçalves

O defensor público-geral de Minas Gerais, Gério Patrocínio Soares, foi representado pelo assessor de Planejamento e Infraestrutura, Rafael de Freitas Cunha Lins, que ressaltou o fortalecimento da família e dos vínculos afetivos decorrentes da iniciativa. “Sabemos que com uma família forte e com valores bem estabelecidos tudo flui melhor em todos os aspectos”, ressaltou Rafael Lins.

O defensor público enfatizou a atuação vocacionada da defensora pública Izabella Nogueira Lopes, coordenadora Local em Guanhães, e a importância do trabalho extrajudicial. O assessor parabenizou a defensora pela “iniciativa grandiosa” e fez votos de felicidades aos noivos.

Assessor de Planejamento e Infraestrutura, Rafael de Freitas Cunha Lins

A prefeita de Guanhães, Dóris Campos Coelho, expressou sua alegria em “celebrar a festa do amor”. A família é a célula primeira da sociedade e está sendo celebrada aqui, neste espaço, que é da comunidade”.

Dóris Coelho parabenizou a defensora pública Izabella Nogueira. “Se não fosse pelo seu esforço não estaríamos vivendo uma noite tão festiva, importante e significativa como esta”, afirmou. A prefeita destacou também a luta da defensora pelas questões sociais e, chamando de “onda do bem”, ressaltou a união das instituições na promoção do Casamento Comunitário. Ela deixou um agradecimento à Defensoria Pública, ao Poder Judiciário, à Câmara Municipal e aos cartórios.

Prefeita de Guanhães, Dóris Campos Coelho

“O casamento institui e regulamenta a união para que os casais estabeleçam juntos a família, que é a raiz de tudo”, disse o presidente da Câmara Municipal de Guanhães, vereador Evandro Lott Moreira. O parlamentar destacou o empenho para a realização do evento e lembrou que, historicamente, foi a primeira vez que a cidade recebeu um casamento comunitário. Ele enfatizou a dedicação e vocação da defensora pública Izabella Nogueira, que “atua para o bem comum da comunidade”.

Presidente da Câmara Municipal, vereador Evandro Lott

Representando a juíza de Direito da comarca, Maria Clara Silva, a assistente social do Tribunal de Justiça de Minas Gerais, Lidiane Gonçalves de Pinho, destacou o momento “especial para a cidade de Guanhães” e parabenizou a defensora Izabella Nogueira.

Ao falar para os casais, Lidiane Pinho enfatizou a realização do sonho do casamento. “Que a alegria e a magia desse momento se estendam nos próximos anos de união de vocês e que o amor e o respeito sejam a base e o alicerce da família de vocês”, reforçou.

Assistente social Lidiane Gonçalves

A coordenadora Local em Guanhães, defensora pública Izabella Nogueira Lopes, lembrou que o casamento é uma “instituição baseada no amor, na cumplicidade, no respeito e na admiração”.

Falando sobre a Defensoria Pública de Minas, Izabella Nogueira destacou sua função prevista na Constituição da República de ser instrumento de democracia e promover os direitos humanos.

“Viabilizar a regularização da vida civil através do casamento, garantindo àqueles que não têm condições, é promover o direito humano a um projeto de vida e à constituição da família, e é minha missão como defensora pública nessa cidade”, afirmou.

Ao abordar a atuação extrajudicial da Defensoria, a coordenadora Local ressaltou que “os defensores têm o compromisso de olhar para a sociedade e agir para torná-la cada vez mais justa, para que todos possam usufruir dos mesmos direitos”.

Defensora pública Izabella Nogueira

Izabella Nogueira fez agradecimentos aos servidores da unidade da Defensoria Pública na comarca, ao seu marido e aos parceiros “que ajudaram a tornar esse dia real e são parte dessa missão de transformar a sociedade em um lugar mais justo e igual”.

Ao finalizar, a defensora pública desejou aos casais “toda felicidade do mundo”, fazendo votos que “decidam se amar e fazer o casamento dar certo todos os dias”.

Familiares e amigos dos noivos lotaram o plenário da Câmara Municipal

Os casais receberam uma benção ecumênica concedida pelo pastor Pastor Jefsander, da Igreja Fogo para as Nações. O religioso frisou a importância da nova etapa da vida que se inicia com o matrimônio e declarou que a família é o maior patrimônio.

 

Troca de alianças

Com o apoio de parceiros, foram sorteados presentes entre os noivos.

Após a cerimônia, foram servidos bolo e refrigerante para os casais e seus convidados

Os casais também puderam eternizar o momento em fotos posadas junto à ornamentação especial.

Parceiros

Foram parceiros da Defensoria Pública mineira na iniciativa o Cartório de Registro Civil de Guanhães, a Câmara Municipal de Guanhães, a Associação das Defensoras e Defensores Públicos de Minas Gerais (ADEP-MG), Márcia Martins Cerimonial, Janaíne Gonçalves Bolos e Doces Finos, Tele Flores, Salão Natália, Bella Noivas; UTI Móveis, Jéssica Abdala Estética Avançada, Cacau Show, Rádio Folha FM, Joias Diamantina, Mais Variedades, O Boticário, Supermercado Sul América, Tatiana Leal Fotografia e Hotel Santorini.

A ação também contou com o apoio da Coordenadoria de Projetos, Convênios e Parcerias da Defensoria Pública de Minas Gerais.

  

Os casais receberam bem-casados e bombons

Defensora pública Izabella Nogueira acompanhada pelos noivos



Transparência

O que é?

O objetivo dessa sessão é permitir o acesso transparente, rápido e fácil aos documentos e informações relacionadas à Execução Orçamentária e Financeira, Licitações, Contratos e Convênios.

saiba mais >