Defensoria Pública de Minas Gerais

Igualdade e cidadania para todos


Defensoria Pública mineira recebe visita do presidente da Assembleia Legislativa de Minas Gerais


Por Ascom em 28 de janeiro de 2020

O presidente da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), deputado estadual Agostinho Patrus, fez uma visita institucional à Defensoria Pública de Minas Gerais (DPMG) nesta terça-feira (28/1). O parlamentar foi recebido pelo defensor público-geral do Estado, Gério Patrocínio Soares, pela subdefensora pública-geral, Marina Lage Pessoa da Costa, assessores do Gabinete e coordenadores.

Acompanhado pelos defensores públicos, Agostinho Patrus conheceu algumas instalações da Sede I da DPMG em Belo Horizonte, passando pelo Setor de Atendimento, onde verificou a dinâmica de acolhimento aos assistidos e o salão de espera, local em que são realizadas algumas das ações de educação em direitos da Instituição. O deputado percorreu ainda andares do edifício e passou por algumas Defensorias Especializadas.

Na sequência, em reunião no Gabinete, o DPG, a subdefensora e assessores apresentaram para o presidente da ALMG o portfólio de serviços da Defensoria Pública, material institucional que traz uma compilação de números, projetos e atuações da Instituição.

A conversa passou pelos programas Casamento Comunitário, Mutirão Direito a Ter Pai, Gestação Legal, Defensoria no Lar, Só Depende de Você, entre outras iniciativas extrajudiciais da DPMG, como os Centros de Conciliação e Mediação instalados na Capital e em mais oito comarcas do interior.

“Queremos que a população saiba que a Defensoria Pública é multiportas e não apenas para ingresso no Judiciário”, observou a subdefensora pública-geral, Marina Lage, salientando que a maioria dos projetos da DPMG são voltados para a educação em direitos, para o fomento da composição extrajudicial ou, ainda, têm impacto social.

A Defensoria Pública Itinerante também foi lembrada. O ônibus e a estrutura que possibilitam o atendimento itinerante, levando os serviços da Instituição a localidades onde não há Defensoria instalada ou de difícil acesso foi adquirido em 2014, por meio de verba proveniente de emenda parlamentar.

Medidas adotadas pela Defensoria, voltadas para a otimização dos recursos e da estrutura e para a potencialização dos serviços oferecidos foram pontuadas pelo defensor-geral Gério Patrocínio. “Trabalhamos para chegar mais longe, com o menor custo possível”, observou.

O presidente da Assembleia, deputado Agostinho Patrus, afirmou que a Defensoria Pública é a parte social da Justiça e destacou a eficiência administrativa e a interlocução política como pontos fortes da atual gestão da DPMG.

“Esta administração é marcada por dois pilares: resposta à população e capacidade de diálogo, resultando no êxito na articulação com as demais instituições”, afirmou o parlamentar, que reafirmou a parceria e o apoio da Casa Legislativa mineira com a Defensoria Pública.

Presidente da ALMG, Agostinho Patrus; defensor-geral Gério Soares; e a subdefensora pública-geral Marina Lage

 



Transparência

O que é?

O objetivo dessa sessão é permitir o acesso transparente, rápido e fácil aos documentos e informações relacionadas à Execução Orçamentária e Financeira, Licitações, Contratos e Convênios.

saiba mais >