Defensoria Pública de Minas Gerais

Igualdade e cidadania para todos


Defensoria Pública participa da abertura da Semana Nacional da Conciliação em Minas Gerais


Por Ascom em 28 de novembro de 2017

O defensor público-geral em exercício, Wagner Geraldo Ramalho Lima, foi representado pela coordenadora Regional de Famílias e Sucessões da Capital, Michelle Lopes Mascarenhas Glaeser, na abertura oficial da Semana Nacional da Conciliação em Minas Gerais realizada nesta segunda-feira (27/11), no auditório do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG).

O corregedor nacional de Justiça, ministro João Otávio de Noronha, proferiu a palestra magna com o tema “Política Nacional do Judiciário em Relação aos Métodos Adequados de Solução de Conflitos”. Em sua exposição, o ministro falou sobre a importância crescente da adoção de métodos autocompositivos, como conciliação e mediação, na solução de conflitos.

Coordenadora Regional de Famílias e Sucessões da Capital, Michelle Lopes Mascarenhas Glaeser (5ª posição, à direita), compõe a mesa de honra

Esta é a 12ª edição da Semana Nacional da Conciliação, promovida anualmente pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ), com a finalidade de conscientizar cortes estaduais, trabalhistas e federais para a necessidade de valorizar e incentivar os métodos consensuais de resolução de conflitos. A mobilização se estende até sexta-feira, 1º de dezembro.

Durante o evento, o TJMG e empresas parceiras assinaram um protocolo de intenções, por meio do qual foi registrado o interesse das instituições de reforçar laços de cooperação com o Judiciário mineiro, participando de pautas extraordinárias durante a Semana da Conciliação e dando continuidade a essas iniciativas ao longo do ano. As empresas são demandadas com frequência para participar de audiências de conciliação do Juizado Especial Cível e da Fazenda Pública.

Também foi lançado o Sistema Informatizado de Mediação e Conciliação (Sime).

Na abertura, o presidente do TJMG, desembargador Herbert Carneiro, destacou a presença do ministro João Otávio de Noronha, observando que isso certamente estimularia ainda mais os juízes, pelas diversas comarcas mineiras, a bater recordes de acordos ao longo desta semana de mobilização. Ressaltou também a presença de representantes das diversas empresas parceiras, o que demonstrava a boa vontade de todos com a cultura da conciliação e da pacificação social.

O presidente observou, ainda, que o Judiciário mineiro tem se comprometido intensamente com as formas consensuais de solução de conflitos, apresentando historicamente grande adesão durante as semanas de conciliação.

Fonte: Ascom / DPMG, com informações do TJMG (28/11/2017)



Transparência

O que é?

O objetivo dessa sessão é permitir o acesso transparente, rápido e fácil aos documentos e informações relacionadas à Execução Orçamentária e Financeira, Licitações, Contratos e Convênios.

saiba mais >