Defensoria Pública de Minas Gerais

Igualdade e cidadania para todos


Defensoria Pública participa da inauguração do Cejus em Betim


Por Ascom em 25 de abril de 2016

O defensor público Luis Renato Braga, em atuação em Betim, representou a defensora pública-geral, Christiane Neves Procópio Malard, na solenidade de inauguração do Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania (Cejus) da comarca de Betim, no dia 7 de abril, no salão do júri do fórum local.

a_DSC_0387

O defensor público, Luiz Renato Braga, os juízes, Dirceu Barone, Élito Batista, Carlos Márcio e a presidente da OAB Subseção Betim, Erlinda Silva

Ao comentar a inauguração, Luis Renato Braga ressaltou que “o TJMG acertadamente apostou no melhor caminho para a solução dos litígios, através do diálogo das partes e da composição das demandas. Os métodos de mediação e/ou conciliação proporcionam a pacificação das contendas com maior eficácia e celeridade, uma vez que a solução é alcançada pelas partes envolvidas”.

O evento contou com a presença de representantes locais dos Poderes Executivo e Legislativo, do Ministério Público, da Defensoria Pública e da OAB, além de juízes e servidores.

O Cejus foi criado para buscar resolver os conflitos jurídicos por meio da conciliação e, por conseguinte, reduzir o número de processos. Agora, se o cidadão ingressa com uma ação judicial, automaticamente o processo será encaminhado para o Cejus, que chama as partes para uma reunião de conciliação. Caso o acordo seja formalizado, será homologado pelo juiz. Se isso não ocorrer, o processo caminha normalmente.

O Cejus de Betim será coordenado pela juíza Simone Torres Pedroso e terá como coordenadores adjuntos os juízes Adalberto José Rodrigues Filho, Carlos Márcio de Souza Macedo, Eduardo Marques Lott, Élito Batista de Almeida, Marcelo da Cruz Trigueiro e Robert Lopes de Almeida.



Transparência

O que é?

O objetivo dessa sessão é permitir o acesso transparente, rápido e fácil aos documentos e informações relacionadas à Execução Orçamentária e Financeira, Licitações, Contratos e Convênios.

saiba mais >