Defensoria Pública de Minas Gerais

Igualdade e cidadania para todos


Defensoria Pública participa da solenidade de posse de novos promotores do Ministério Público de Minas Gerais


Por Ascom em 4 de novembro de 2019

O coordenador regional da área Criminal na Capital, defensor público Fernando Luis Camargos, representou a Defensoria Pública de Minas Gerais na solenidade de posse de 14 novos promotores de Justiça no Ministério Público de Minas Gerais. A cerimônia aconteceu na sexta-feira (1º/11), no Auditório Azul da Procuradoria-Geral de Justiça, em Belo Horizonte.

A sessão solene foi presidida pelo procurador-geral de Justiça, Antônio Sérgio Tonet, e contou com a presença da Administração do Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), de membros da banca examinadora do concurso, de autoridades, familiares e amigos dos novos promotores de Justiça Substitutos.

O empossando Saulo Estefano Maiolino de Souza fez a leitura do termo de compromisso e assinou o livro de posse e entrada em exercício, acompanhado pelos outros novos promotores. A promotora de Justiça Substituta Ana Bárbara Canedo Oliveira falou em nome dos recém-empossados. Ela recordou os inúmeros desafios enfrentados por eles para concretizar o sonho de se tornarem promotores de Justiça.

“Estamos aqui porque somos verdadeiros inconformados com as injustiças ao nosso redor, porque tivemos amor por esse sonho, pelo que significa ser promotor de Justiça, por essa ideia de ser um instrumento de transformação social, pela possibilidade de ser uma garantia de acesso à justiça a esse povo que precisa tanto. Eu desejo que repitamos como promotores de Justiça exatamente o que fizemos para passar no concurso. Que a gente não sucumba diante dos vários obstáculos que vamos encontrar. Seremos vitoriosos se não deixarmos que essas mazelas roubem o nosso entusiasmo, a nossa força e a nossa vontade”, pontuou.

No encerramento da cerimônia, Antônio Sérgio Tonet destacou que a posse dos novos membros é um momento de grande alegria para todos, pois representa a conquista da oportunidade, por muito tempo cultivada pelos recém-empossados, de servir à sociedade. Tonet discorreu, ainda, sobre a defesa da ordem democrática, sobre os investimentos do Ministério Público em novas tecnologias, sobre os aprendizados da instituição nas tragédias de Mariana e de Brumadinho, sobre a nova lei de abuso de autoridade, entre outros temas.

Novos promotores

Foram empossados os promotores de Justiça Substitutos Ana Bárbara Canedo Oliveira, Ana Paula Lima da Silva, André Valderramas Franco, Caio Rothsahl Botelho, Diego Leonardo Barbosa Gomes, Edon José Rodarte Filho, Ellen de Souza Faleiro, Enzo Pravatta Bassetti, Gabriel Cordeiro Carvalho, Jarlene Aparecida Bandoli Monteiro, Lucas Faria Cerqueira Estrela, Renata Rodrigues Macedo Bolzan, Samira Rezende Trindade Lomeu, Saulo Estefano Maiolino de Souza.

Presenças

Além do procurador-geral de Justiça e do defensor público Fernando Luís Camargos, compuseram a mesa da solenidade o corregedor-geral do MPMG, procurador de Justiça Paulo Roberto Moreira Cançado; o advogado-geral do Estado, Sérgio Pessoa de Paula; o deputado estadual Bruno Engler; o desembargador Bruno Terra Dias; a ouvidora do MPMG, procuradora de Justiça Maria Conceição de Assumpção Mello; o conselheiro do Tribunal de Contas do Estado, Durval Ângelo; e o presidente da Associação Mineira do Ministério Público, promotor de Justiça Enéias Xavier Gomes.

Fonte: Ascom/DPMG, com informações do MPMG (04/11/2019)



Transparência

O que é?

O objetivo dessa sessão é permitir o acesso transparente, rápido e fácil aos documentos e informações relacionadas à Execução Orçamentária e Financeira, Licitações, Contratos e Convênios.

saiba mais >