Defensoria Pública de Minas Gerais

Igualdade e cidadania para todos


Defensoria Pública participa da XV edição do Forpaz


Por Ascom em 8 de maio de 2014

Durante os dias 24 e 25 de abril, a cidade de São Lourenço, no Sul de Minas, sediou a XV edição do Fórum Regional de Promoção da Paz Escolar e de Articulação em Rede (Forpaz). Foram dois dias de debates, apresentações e proposições de ideias voltadas à cultura da paz e a mediação de conflitos no ambiente escolar.

encerramento11

Cerca de 300 participantes entre diretores de escolas, professores e especialistas da rede pública de ensino dos 23 municípios que integram a Superintendência Regional de Caxambu trocaram experiências sobre as ações desenvolvidas e planejaram um trabalho articulado em rede com os parceiros locais

O evento contou com a participação do defensor público Wellerson Eduardo da Silva Corrêa, coordenador da Defensoria Especializada da Infância e Juventude – Cível, que ministrou, no dia 24, a palestra “Sistema e ações de garantia dos direitos da criança e do adolescente”.

A participação da defensora pública Francis de Oliveira Rabelo Coutinho, coordenadora do Programa Mesc, marcou o segundo dia do encontro. A defensora integrou a mesa de abertura dos trabalhos e, em seguida, proferiu as palestras “Mediação de conflitos como técnica facilitadora do trabalho em rede: compreendendo as diferenças para transformar conflitos e prevenir violências” e “Noções gerais sobre técnicas de mediação de conflitos: estratégias práticas no planejamento de atividades”.

forpaz_defensores

Defensores públicos Francis de Oliveira Rabelo Coutinho e Wellerson Eduardo da Silva Corrêa

O objetivo do Fórum é fomentar a articulação em rede para a prevenção e resolução de problemas relacionados à violência no ambiente escolar. Nos Fóruns Regionais, educadores e diretores são estimulados a identificar possíveis parceiros na comunidade local, além de serem capacitados a levar a mediação de conflitos para dentro das escolas da rede pública.

Forpaz

A iniciativa nasceu de um trabalho idealizado pela Defensoria Pública de Minas Gerais no ano de 2007 e implementado em escolas da Região Metropolitana de Belo Horizonte. Em 2011, o Fórum ampliou-se e ganhou força com a adesão da Secretaria de Estado de Educação e com as ações propostas no Fórum Técnico de Segurança nas Escolas, da Assembleia Legislativa de Minas Gerais, promovido pelas Comissões de Educação e Segurança Pública. Atualmente, 22 instituições, organizações, entidades e órgãos atuam junto ao Forpaz, com destaque para a adesão do Ministério Público de Minas Gerais, por meio da Promotoria Especial da Educação (Proeduc).

Fonte: Ascom / DPMG, com informações da SEE (09/05/2014)



Transparência

O que é?

O objetivo dessa sessão é permitir o acesso transparente, rápido e fácil aos documentos e informações relacionadas à Execução Orçamentária e Financeira, Licitações, Contratos e Convênios.

saiba mais >