Defensoria Pública de Minas Gerais

Igualdade e cidadania para todos


Defensoria Pública participa de audiência na ALMG sobre criminalidade em Betim


Por Ascom em 9 de agosto de 2017

A defensora pública-geral do Estado, Christiane Neves Procópio Malard, foi representada pelo defensor público Rômulo Luis Veloso de Carvalho em audiência pública realizada na terça-feira (08/08) pela Comissão de Segurança Pública da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), com o objetivo de debater medidas para enfrentamento da criminalidade no Município de Betim.

Audiência pública busca soluções para criminalidade em Betim

Localizada na Região Metropolitana de Belo Horizonte, a cidade de Betim ocupa a primeira colocação entre as cidades mais violentas do Estado, segundo dados apresentados pelo comandante da 2ª Região da Polícia Militar (PM), coronel Mauro Lúcio de Moura. Apesar disso, no primeiro semestre de 2017, o município registrou uma redução de 13,2% na prática de crimes violentos, categoria na qual se enquadram assaltos, homicídios e tráfico de drogas.

Para o comandante, o decréscimo dos índices de criminalidade apontados em Betim neste ano diverge da realidade observada entre 2006 e 2016, quando o município registrava um aumento na violência. Ainda segundo o comandante, não apenas Betim, mas praticamente todo o Estado tem registrado quedas nos índices de criminalidade em 2017. Na sua avaliação, os números positivos que começam a se apresentar têm sido fruto de um trabalho difícil e que envolve o esforço de todos os colaboradores que compõem o sistema de defesa do Estado.

O efetivo policial foi apontado pelo representante da PM e pelo delegado-chefe do 2° Departamento de Polícia Civil de Contagem, Kleyverson Rezende, como a questão que mais aflige as instituições de segurança pública.

O defensor público Rômulo Luis Veloso de Carvalho reconheceu o esforço dos órgãos de controle na obtenção dos relatados índices de melhora e defendeu um trabalho integrado entre os diversos órgãos. Rômulo Carvalho ressaltou, ainda, a importância da contribuição da Defensoria Pública na melhora dos índices de segurança, especialmente com os trabalhos realizados em áreas como a violência doméstica, infância e juventude, entre outros. 

Crédito foto: Guilherme Bergamini/ALMG

Defensor público Rômulo Luis Veloso de Carvalho

Os deputados presentes na reunião assinaram um requerimento para que a comissão visite o 33° e o 66º BPMs e a 2ª Delegacia Regional de Polícia Civil de Betim para conferir as condições de trabalho e conhecer a logística e a capacidade de resposta dessas unidades.

Outro requerimento é para que a comissão visite o Ministério da Justiça, para promover a integração das Polícias Civil e Militar com as Polícias Federal e Rodoviária Federal, de modo a fortalecer o trabalho de enfrentamento da criminalidade.

Fonte: Ascom / DPMG, com informações da ALMG (09/08/2017)



Transparência

O que é?

O objetivo dessa sessão é permitir o acesso transparente, rápido e fácil aos documentos e informações relacionadas à Execução Orçamentária e Financeira, Licitações, Contratos e Convênios.

saiba mais >