Defensoria Pública de Minas Gerais

Igualdade e cidadania para todos


Defensoria Pública participa de curso da Escola Nacional de Mediação e Conciliação


Por Ascom em 6 de agosto de 2014

O curso “Noções Básicas e Práticas de Mediação Escolar” promovido pela Escola Nacional de Mediação e Conciliação (Enam), durante os dias 31 de julho e 1º de agosto, contou com a participação, como docente, da defensora pública Francis de Oliveira Rabelo Coutinho, em atuação na Defensoria Especializada em Direitos Humanos, Coletivos e Socioambientais e coordenadora do Programa Mesc – Paz em Ação.

A_DSC0552

A coordenadora do Mesc, defensora pública Francis de Oliveira Rabelo Coutinho, trabalhou a ampliação das perspectivas da prática da mediação

Expositora do segundo dia do curso, a defensora Francis Coutinho apresentou o Programa Mesc – Paz em Ação, que foi desenvolvido pela Defensoria Especializada em Direitos Humanos, Coletivos e Socioambientais (DPDH) e tem como objetivo prevenir a violência e conflitos no ambiente escolar. Realizado em parceira com a Secretaria de Estado da Educação, o Mesc fornece os instrumentos e mecanismos para que a escola construa o seu próprio processo de mediação. Um dos pontos fundamentais do programa é trabalhar a mediação de conflitos com os próprios alunos e demais atores da escola, para que se tornem agentes inibidores da violência, da prática do bullying e incentivadores da cultura de paz intramuros. Estes jovens serão responsáveis por desenvolver ações de mediação para prevenir, minimizar e solucionar conflitos. O lema do Projeto é “Paz em Ação”. Enfatizou ainda a defensora e coordenadora do programa que a sensibilização para o projeto propiciará a formação de multiplicadores do mesmo, ampliando a parceria com a Secretaria da Educação e fomentando a atuação extrajudicial do defensor público através da mediação de conflitos.

Para a coordenadora do Mesc, defensora Francis Coutinho, “a educação e a sociedade só caminharão para minimizar a violência nas escolas quando a compreensão das diferenças for trabalhada dentro dessas escolas, com imparcialidade, isenção e crença nos atores juvenis”.

O curso recebeu como convidados no segundo dia, o diretor Djalma Tomé, da EE. Dep. Renato Azeredo e duas alunas mediadoras do Projeto Mesc, Cíntia e Júlia.

a_DSC0463

No primeiro dia, o treinamento foi ministrado pela juíza de Paz aposentada de Portugal, Dulce Maria Martins do Nascimento

Voltado para agentes do sistema de justiça, o curso contou com participação de cerca de 30 defensores públicos mineiros.

a_DSC0489

Alguns dos defensores participantes



Transparência

O que é?

O objetivo dessa sessão é permitir o acesso transparente, rápido e fácil aos documentos e informações relacionadas à Execução Orçamentária e Financeira, Licitações, Contratos e Convênios.

saiba mais >