Defensoria Pública de Minas Gerais

Igualdade e cidadania para todos


Defensoria Pública participa do 1° Integração Bairro de 2015 em Uberlândia


Por Ascom em 24 de março de 2015

A Defensoria Pública participou da primeira edição de 2015 do projeto “Integração Bairro” realizado no dia 28 de fevereiro, em Uberlândia.

Mais de 20 parceiros ofereceram diversos serviços gratuitos para os moradores do Bairro Morumbi, como teste de glicemia, orientações sobre dengue, doenças sexualmente transmissíveis, uso adequado da água e meio ambiente. Os moradores também puderam cadastrar currículos, fazer consultas ao SPC, avaliações nutricionais, aferição de pressão, exame de hepatite, testagem de HIV, exames para avaliação de risco cardiovascular, entre outras atividades.

A Defensoria Pública prestou orientações jurídicas no âmbito do direito de família, sucessões, consumidor, infância e juventude, criminal, execução criminal, entre outros. O atendimento foi realizado pelo coordenador local da Defensoria Pública na comarca, defensor público Fernando Orlan Pires Resende, e os defensores Bento José de Morais e César Malta Marangoni. Juntos, eles realizaram mais de duzentos atendimentos entre esclarecimento de dúvidas e orientação jurídica.

Os defensores também divulgaram os projetos extrajudiciais desenvolvidos pela Instituição na comarca, como Mutirão do Direito a Ter Pai (reconhecimento gratuito da paternidade, DNA sem custo, através de subvenção municipal), Mutirão das Famílias (casamento gratuito, divórcio, instituição e dissolução de união estável), Defensoria Pública Itinerante (atendimento nas comunidades), e Núcleo Extrajudicial de Proteção do Menor (acordo sobre guarda, pensão e visitas).

Por meio de parceria e a requerimento da DPMG, via ofício, com pedido de isenção de custos, o Cartório de Registro Civil emitiu 2ª via gratuita de documentos como certidões de nascimento e casamento, beneficiando os cidadãos carentes.

Promovido pela TV Integração, afiliada da Rede Globo, o evento conta com a participação da Defensoria há cerca de quatro anos.

uberlandia

Chefe da PMMG regional Morumbi, Ten. Vítor de Oliveira; coordenador local, defensor público Fernando Orlan Pires Resende; escrevente do Cartório de Registro Civil, Alessandra; e os defensores públicos César Malta e Bento José de Morais



Transparência

O que é?

O objetivo dessa sessão é permitir o acesso transparente, rápido e fácil aos documentos e informações relacionadas à Execução Orçamentária e Financeira, Licitações, Contratos e Convênios.

saiba mais >