Defensoria Pública de Minas Gerais

Igualdade e cidadania para todos


Defensoria Pública participa dos fóruns regionais dos territórios Central, Alto Jequitinhonha e Noroeste


Por Ascom em 1 de setembro de 2015

Representando a defensora pública-geral, Christiane Neves Procópio Malard, o coordenador local de Curvelo, Adalberto Pelli, o assessor institucional, Gério Patrocínio Soares, e a defensora em atuação em Patos de Minas, Suzy Kerley de Lara, participaram da abertura da segunda fase e da instalação dos Fóruns Regionais, realizados pelo governo estadual.

A segunda etapa do Fórum Regional de Governo Território Central, no sábado, 22, na escola estadual Bolívar de Freitas, em Curvelo, apontou os problemas e as necessidades locais por meio do Diagnóstico Territorial, com a população, movimentos sociais, igrejas, sindicatos e empresários decidindo as prioridades das cidades que compõem a região.

forum 2 curvelo

Adalberto Pelli propôs a ampliação dos serviços da Defensoria Pública em Curvelo e a criação de Defensorias em Buenópolis, Corinto e Três Marias

Em sua participação, o coordenador local de Curvelo, Adalberto Pelli, propôs a ampliação dos serviços da Defensoria Pública em Curvelo, bem como a criação de Defensorias nas comarcas de Buenópolis, Corinto e Três Marias. O defensor também defendeu a abertura de um restaurante popular na região, além da implementação de um projeto para educação em direitos nas escolas públicas.

A segunda rodada do Fórum revelou 496 problemas e necessidades locais apresentados pelos 249 participantes de 20 municípios. Na área de desenvolvimento produtivo e inovação tecnológica, uma reivindicação considerada essencial para a região foi a implantação de um parque industrial e de uma incubadora de empresas, o que poderia estimular o setor industrial local.

DIAMANTINA

O assessor Institucional Gério Patrocínio Soares participou da segunda etapa do Fórum Território Alto Jequitinhonha, em Diamantina, na quarta-feira, 26. O encontro, realizado na Universidade Federal dos Vales Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM), apontou os problemas e as necessidades da região, por meio do Diagnóstico Territorial, com a população, juntamente com movimentos sociais, igrejas, sindicatos e empresários, decidindo o que é importante para a região. Entre as demandas está a realização de concurso para a contratação de defensores públicos para a comarca de Capelinha.

a_DSC_4006

Gério Patrocínio destacou a importância do trabalho da Defensoria e a necessidade de instalação de seus serviços em todas as comarcas mineiras

Em sua fala, Gério Soares elogiou a iniciativa do governo estadual de ouvir a população através dos fóruns, ressaltando que o encontro “é uma oportunidade ímpar para se estabelecer diretrizes de trabalho”. Também destacou a importância da ação da Defensoria Pública e a necessidade da instalação de suas unidades em todas as comarcas de Minas.

Em visita à Faculdade de Ciências Jurídicas de Diamantina, da Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG), o assessor Institucional conversou com alunos de direito sobre a carreira de defensor público.

a_DSC_4040

Gério Patrocínio Soares, a vice-diretora da UEMG, Silvana Regina Paslausk, cabo Costa e o diretor da UEMG, Mário Gomes Ferreira

Ouça entrevista do defensor à Rádio Assembleia. Clique aqui.

PATOS DE MINAS

O governador Fernando Pimentel anunciou na quarta-feira, 26, durante a solenidade de implantação do décimo segundo Fórum Regional de Governo, no Território Noroeste, em Patos de Minas, a criação de um serviço móvel de urgência (Samu) na região. Ele fez ainda um balanço dos resultados obtidos por seu governo nestes primeiros oito meses de gestão.

Na opinião da defensora Suzy Kerley de Lara, o Fórum “é de suma importância para a cidadania e a democracia, ao aproximar o governo de seu povo. É preciso ouvir o povo, conhecer suas necessidades para, na medida do possível, implementar políticas públicas que atendam aos seus anseios”. De acordo com Suzy Kerley de Lara “é preciso tornar realidade a instalação de unidades da Defensoria em todas as comarcas do estado, com a realização de concursos públicos para o preenchimento das vagas”.

A população dos 30 municípios que integram o Território de Desenvolvimento Noroeste tem até 11 de setembro para levantar suas demandas, a serem apresentadas na segunda rodada do Fórum Regional de Governo, em Paracatu.

GOVERNADOR VALADARES

A segunda rodada do Fórum Regional de Governo Território Rio Doce, realizado em Governador Valadares, no sábado, 29, registrou o recorde de participação popular. No total, 932 inscritos de 63 municípios da região compareceram ao campus da Universidade do Vale do Rio Doce (Univale) para apresentar suas demandas ao Governo de Minas Gerais. A Defensoria Pública foi representada pelo coordenador em exercício de Governador Valadares Alexandre Martins da Costa do Nascimento.

A cidade apontou como uma de suas principais demandas, no eixo Desenvolvimento Produtivo e Inovação Tecnológica, a revitalização do seu distrito industrial. Na área de Infraestrutura e Logística, a principal necessidade apontada pelos participantes foi a retomada do programa do governo para melhoria, ampliação ou construção de estradas estaduais para acessos intermunicipais e entre município e distritos.

Fórum goval

Vereador Glêdston Guetão; prefeita de Governador Valadares, Elisa Costa; coordenador em exercício da Defensoria Pública de Governador Valadares, Alexandre Martins da Costa do Nascimento; secretário-adjunto de Planejamento do governo estadual, Wieland Silberschneider; e o coordenador do Fórum no Vale do Rio Doce, Fábio Brasileiro

Após a apresentação das prioridades na plenária final, o secretário-adjunto da Secretaria de Planejamento e Gestão, Wieland Silberschneider, anunciou os nomes dos escolhidos para compor o Comitê de Planejamento Territorial (Complete), que irá acompanhar as demandas identificadas e os projetos e recursos necessários para sua implantação.



Transparência

O que é?

O objetivo dessa sessão é permitir o acesso transparente, rápido e fácil aos documentos e informações relacionadas à Execução Orçamentária e Financeira, Licitações, Contratos e Convênios.

saiba mais >