Defensoria Pública de Minas Gerais

Igualdade e cidadania para todos


Defensoria Pública promove Casamento Igualitário LGBTI


Por Ascom em 21 de setembro de 2018

Em mais uma ação de promoção dos direitos humanos e da cidadania, a Defensoria Pública de Minas Gerais (DPMG) realizou o Casamento Igualitário LGBTI 2018, celebrando a união de 46 casais. A cerimônia, que contou com a presença de 19 noivos, aconteceu nesta sexta-feira (21/09), em Belo Horizonte.

Em sua fala, o defensor público e idealizador do casamento, Vladimir de Souza Rodrigues, enfatizou a igualdade entre as pessoas. “Unir-se em matrimônio é o ato mais humano que existe. Eu sonho uma sociedade em que celebrar o amor e conviver com a pessoa que gostamos e queremos bem, seja um direito natural da pessoa, independente de qualquer posição de gênero, orientação sexual, racial ou social. A condição de ser humano tem que ser íntegra, total e acessível a qualquer pessoa”, afirmou.

Gratuita, a iniciativa, que assegura às pessoas a realização do sonho de se casarem e garante todos os direitos derivados do casamento – civis, previdenciários e hereditários -, foi realizada com o apoio dos cartórios de Registro Civil, Tribunal de Justiça de Minas Gerais, Associação dos Defensores Públicos de Minas Gerais (Adep-MG), Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Cemig, Sicoob JUS-MP, Sindicato Intermunicipal das Empresas de Bufê de Minas Gerais (Sindbufê/MG), Marlene Doces Finos, Dilene Confiserie e Uber.

Compuseram o dispositivo de autoridades: o assessor da Corregedoria-Geral, Frederico de Souza Saraiva, representando o corregedor-geral, Flávio Nelson Dábes Leão; a representante da Coordenadoria Especial de Políticas de Diversidade Sexual da Secretaria de Estado de Direitos Humanos e Participação Social, Luana Rodrigues; a diretora-presidente do Conselho Regional de Psicologia de Minas Gerais, Dalcira Ferrão; defensor público Vladimir de Souza Rodrigues; oficial do Cartório de Registro Civil do Barreiro, Letícia Maculan; diretora de Eventos da Adep-MG, Alessandra Pereira Eler, representando o presidente, Eduardo Generoso; coordenador do Núcleo de Assistência Religiosa da Secretaria de Estado de Administração Prisional, Reinaldo Domingos, representando a superintendente de Atendimento ao Indivíduo Privado de Liberdade, Louise Bernardes; secretário do Conselho Superior da DPMG, Galeno Gomes Siqueira, representando o órgão; e o defensor público-geral do Estado, Gério Patrocínio Soares

Familiares e amigos dos casais; assessores da Defensoria-Geral e da Corregedoria-Geral; membros do Conselho Superior; coordenadores; defensores públicos, servidores, estagiários e profissionais da imprensa lotaram o auditório da Cemig, local do evento

Confira a matéria completa na segunda-feira (24/09).



Transparência

O que é?

O objetivo dessa sessão é permitir o acesso transparente, rápido e fácil aos documentos e informações relacionadas à Execução Orçamentária e Financeira, Licitações, Contratos e Convênios.

saiba mais >