Defensoria Pública de Minas Gerais

Igualdade e cidadania para todos


Defensoria Pública realiza 9ª edição do Dia da Cidadania em Ponte Nova


Por Ascom em 15 de maio de 2017

Cerca de quatro mil cidadãos de Ponte Nova e de municípios vizinhos aproveitaram os serviços gratuitos disponibilizados durante a nona edição do Dia da Cidadania. O evento aconteceu no sábado (13/05), na Praça das Palmeiras, em Ponte Nova.

Promovida pela Defensoria Pública de Minas Gerais, em parceria com a Adep-MG, Rotary Clube e Prefeitura de Ponte Nova, com o apoio da Faculdade Dinâmica, a ação social integrou as comemorações do Dia da Defensoria Pública, celebrado em 19 de maio.

a_dsc_2683

A defensora pública-geral do Estado, Christiane Neves Procópio Malard, foi representada pelo assessor Institucional, Péricles Batista da Silva, e pelo coordenador Regional Cível da Capital, Alexandre Tavares Costa.

Além de orientações jurídicas e de educação em direitos disponibilizadas pela Defensoria Pública, cerca de 30 instituições parceiras participaram do evento e ofereceram serviços para a população, como distribuição de sementes e mudas, corte de cabelo, aferição de pressão e glicose, consulta ao SPC, confecção da carteira “Amigo da PM”, entre outros.

A coordenadora Local em Ponte Nova, Maria Antonieta Rigueira Leal Gurgel, e as defensoras públicas Fernanda de Sousa Saraiva e Nilza Martins Pataro Machado, em atuação na comarca, fizeram o atendimento no estande da DPMG.

Um dos pontos altos do evento foi o Casamento Comunitário que, nesta edição do evento, formalizou a união de doze casais. A Praça das Palmeiras foi decorada especialmente para o casamento, com entrada dos noivos em tapete vermelho, sob o som da marcha nupcial executado por violinista, e troca de alianças.

a_dsc_2958

Casamento Comunitário

a_dsc_2819

Casamento Comunitário

O assessor Institucional, Péricles Batista da Silva, parabenizou as instituições participantes e enfatizou a importância da ação social e das parcerias, essenciais para a realização do evento.

a_dsc_2869

Assessor Institucional, Péricles Batista da Silva (ao centro); coordenador Regional Cível da Capital, Alexandre Tavares; defensora pública Evelyn Santa Bárbara; e o secretário do Conselho Superior da DPMG, Galeno Gomes Siqueira

A rua de lazer, com pula-pula e piscina de bolinhas, fez a alegria das crianças. Outras atrações foram a apresentação artística e da guarda mirim de Ponte Nova; além das campanhas de prevenção ao câncer de pele e de enfrentamento à violência contra a mulher.

Também prestigiaram o evento o secretário do Conselho Superior da DPMG, Galeno Gomes Siqueira; o presidente da Adep-MG, Eduardo Cyrino Generoso; e os defensores públicos Frederico de Sousa Saraiva, Laurelle Carvalho de Araújo e Evelyn Santa Bárbara.

A defensora pública Fernanda Saraiva salienta que o evento já faz parte do calendário da comarca de Ponte Nova e representa um marco na promoção da Cidadania. “Em um só lugar, em um só dia, mais de trinta entidades prestando serviços. A Defensoria Pública de Ponte Nova sente-se orgulhosa em promover uma ação social como esta, que também visa divulgar o papel e a importância da Instituição”. 

a_dsc_2779

Assessor Institucional, Péricles Batista; coordenadora Local Maria Antonieta Rigueira; defensores públicos Frederico Saraiva, Nilza Machado, Alexandre Tavares (coordenador Regional Cível) e Fernanda Saraiva; juíza de Direito Dayse Baltazar; presidente da Adep, Eduardo Cyrino; servidora Vânia Maria Dias de Oliveira; prefeito de Ponte Nova, Wagner Mol e esposa; e a defensora pública Laurelle Carvalho

a_dsc_2648

Atrás: defensora pública Laurelle Carvalho; coordenador Regional Cível da Capital, Alexandre Tavares; servidora Vânia de Oliveira; defensoras públicas em atuação em Ponte Nova, Nilza Machado, Fernanda Saraiva; e Maria Antonieta Rigueira (coordenadora); presidente da Adep-MG, Eduardo Cyrino; e estagiários da Defensoria Pública acompanhados por representantes da Câmara Municipal de Ponte Nova

a_dsc_2669

Defensores públicos e representantes do Complexo Penitenciário de Ponte Nova

a_dsc_2762

Estande da DPMG: orientações jurídicas

a_dsc_2665

Defensores públicos distribuíram cartilhas de educação em direitos

a_dsc_2930

Rua de lazer

a_dsc_2677

Corte de cabelo gratuito



Transparência

O que é?

O objetivo dessa sessão é permitir o acesso transparente, rápido e fácil aos documentos e informações relacionadas à Execução Orçamentária e Financeira, Licitações, Contratos e Convênios.

saiba mais >