Defensoria Pública de Minas Gerais

Igualdade e cidadania para todos


Defensoria Pública realiza II encontro com coordenadores


Por Ascom em 15 de abril de 2016

A Defensoria-Geral está promovendo, dias 14 e 15.04.2016, o II Encontro de Coordenadores Regionais. Participam, além dos coordenadores das regionais e dos coordenadores locais das Defensorias que possuem seis ou mais órgãos de execução, a defensora pública-geral, Christiane Neves Procópio Malard; o subdefensor público-geral, Wagner Geraldo Ramalho Lima; a chefe de gabinete Luciana Leão Lara e os assessores da Defensoria-Geral.

Ao abrir a reunião, a defensora pública-geral, Christiane Neves Procópio Malard, falou sobre a importância do encontro, que este ano tem por eixo fundamental a coleta de informações relativas às defensorias do interior, para a realização do planejamento estratégico. Christiane Malard ressaltou a relevância da participação e envolvimento de todos na construção desse projeto.

aDSC_6927

Defensora pública-geral, Christiane Neves Procópio Malard

Em seguida, a fonoaudióloga e consultora, Mariana Godinho, ministrou uma palestra sobre comunicação, fornecendo dicas e técnicas sobre postura profissional, oratória e comunicação no ambiente de trabalho, entrevistas e audiências.

A_DSC_6945

Consultora em comunicação, Mariana Godinho

Na sequência, a assessora Institucional, Diana de Lima Prata Camargos, apresentou o conto “O homem sem sorte”, analisando, em seguida, a pintura “A balsa da Medusa”, de autoria do pintor Théodore Gericault. Diana Camargos fez uma analogia com a escolha de cada um em relação à postura de vida e profissional, que, quando proativa, de otimismo, ação e fé, alcança melhores resultados. “Temos que nos unir e agir de forma positiva para que a instituição a qual pertencemos chegue onde queremos”.

A_DSC_6995

Assessora Institucional, Diana de Lima Prata Camargos

40 anos

As atividades na parte da tarde iniciaram-se com exercícios de postura e alongamento, coordenados pelo personal trainer, Thiago Reis. O professor falou sobre a importância da atividade física, inclusive a laboral, aliada à alimentação equilibrada e saudável, para diminuir os impactos do estresse cotidiano em nosso corpo.

aDSC_7026

Personal trainer, Thiago Reis

Em seguida, a defensora-geral apresentou o banner alusivo aos 40 anos da Instituição. Christiane Malard explicou que foi feito um estudo para identificar, na história, a origem do órgão enquanto Defensoria Pública. “Apesar do Decreto-Lei n. 1.630/1946 dispor sobre a organização judiciária do Estado, garantindo gratuidade para a parte sem condições de pagar as custas processuais, somente em 1976, a Procuradoria de Assistência Judiciária, que integrava a estrutura orgânica da Secretaria de Estado do Interior e Justiça, passou a ser denominada Defensoria Pública, por meio do Decreto nº 18.025, de 4 de agosto”.

Christiane Malard explicou, ainda, que os decretos sucessivos, nº 21.453, de 11/08/1981, e nº 21.748, de 30/11/1981, dispõem sobre a organização, competência e estruturação da Instituição. “A Defensoria mineira é a segunda mais antiga do país, sendo a primeira a do Rio de Janeiro”, enfatizou.

Defensora-geral e os participantes do II Encontro de Coordenadores

A defensora pública-geral entregou um banner comemorativo a cada um dos coordenadores e pediu o envolvimento de todos, com a realização de atividades comemorativas em suas respectivas comarcas. “As comemorações acontecerão em maio, durante a Semana da Defensoria Pública. É muito importante que aconteçam tanto na Capital, como nas comarcas do Interior”.

O II Encontro de Coordenadores Regionais continua dia 15, integralmente dedicado ao planejamento estratégico.



Transparência

O que é?

O objetivo dessa sessão é permitir o acesso transparente, rápido e fácil aos documentos e informações relacionadas à Execução Orçamentária e Financeira, Licitações, Contratos e Convênios.

saiba mais >