Defensoria Pública de Minas Gerais

Igualdade e cidadania para todos


Defensoria Pública do Estado realiza seu primeiro mutirão de casamento homoafetivo


Por Ascom em 11 de dezembro de 2013

A Defensoria Pública de Minas Gerais realiza, nesta quarta-feira (11/12), a partir das 15 horas, em sua sede (rua Bernardo Guimarães, 2640. Santo Agostinho) o primeiro casamento coletivo homoafetivo promovido pela Instituição. Ao todo, 61 casais converterão a união estável em casamento de forma administrativa, dos quais, 48 casais são formados por mulheres e 13 por homens.

Os 61 casais e seus convidados foram divididos em duas turmas. A primeira, composta por 31 pares, se casa às 15 horas e a segunda, formada por 30 casais, às 17 horas. Ao final de cada uma das cerimônias serão realizados os brindes e o tradicional “corte do bolo”. Antecedendo as cerimônias, será realizada a abertura solene do evento, com a participação de autoridades convidadas.

Os casais interessados foram cadastrados pela Defensoria Pública até o dia 31 de outubro, respeitando o tempo necessário para correr os proclamas. As certidões serão emitidas com data de 11 de dezembro. A madrinha do casamento homoafetivo é a cantora Daniela Mercury, que participou voluntariamente da campanha de divulgação.

A maioria dos casais já convive há muitos anos, mas só agora tiveram a oportunidade de celebrar a união, com direito abolo, brinde e convidados. Em 2011, uma decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) equiparou as relações entre pessoas do mesmo sexo às uniões estáveis entre homens e mulheres. Na prática, a união homoafetiva foi reconhecida como um núcleo familiar como qualquer outro.Em maio de 2013, o Conselho Nacional de Justiça aprovou uma resolução determinando aos cartórios de todo o país que celebrem o casamento civil entre pessoas do mesmo sexo.

MUTIRÃO DO CASAMENTO HOMOAFETIVO
Defensoria Pública do Estado de Minas Gerais

Data: 11 de dezembro/2013 – 15:00 horas

Local: Sede da Defensoria Pública do Estado de Minas Gerais
Rua Bernardo Guimarães, 2640 – Santo Agostinho/BH, MG

Outras informações: Assessoria de Comunicação Social
31 3348-6016 / 3348-6171 / 3348-6174



Transparência

O que é?

O objetivo dessa sessão é permitir o acesso transparente, rápido e fácil aos documentos e informações relacionadas à Execução Orçamentária e Financeira, Licitações, Contratos e Convênios.

saiba mais >