Defensoria Pública de Minas Gerais

Igualdade e cidadania para todos


Defensoria Pública realiza Casamento Comunitário em Ribeirão das Neves nesta sexta-feira


Por Ascom em 2 de março de 2020

Iniciativa da DPMG chega à sua segunda edição na comarca e promoverá oficialização gratuita da união para 42 casais

A Defensoria Pública de Minas Gerais promoverá na próxima sexta-feira (6/3) a segunda edição do Casamento Comunitário no município de Ribeirão das Neves. Na cerimônia será formalizada, de forma gratuita, a união de 42 casas residentes na comarca.

A ação extrajudicial de alcance social da DPMG busca tornar possível ao cidadão, principalmente ao vulnerável, o pleno exercício da cidadania. O objetivo é promover a regularização jurídica de casais, que ainda não têm a união oficializada, legitimando a sua vida conjugal, garantindo a inclusão social e resgatando, entre outros, a autoestima.

A cerimônia será realizada na Cidade dos Meninos e contará com benção ecumênica e entrega das certidões de casamento, além do sorteio de presentes para os noivos. Todos os casais receberão bem casados e doces em comemoração. A iniciativa é realizada em parceria com o Cartório de Registro Civil das Pessoas Naturais de Ribeirão das Neves e de Justinópolis e conta com o apoio de diversos parceiros.

Direitos e fortalecimento dos laços

A defensora pública Mônica Batista Soares Garcia, que está à frente da ação em Ribeirão das Neves, destaca que o Casamento Comunitário contribui para a estruturação do indivíduo e da família, a base da sociedade, e gera impacto psicossocial aos cidadãos e comunidade em que estão inseridos.

“A Defensoria Pública de Famílias de Ribeirão das Neves atende a uma crescente demanda de casais que desejam se unir ou regularizar uma união já existente e não possuem condições financeiras para arcar com os custos. O município tem o menor IDH da Região Metropolitana de Belo Horizonte e substancial parcela dos habitantes está sujeita à miserabilidade, de acordo com o IBGE”, destaca a defensora.

Apoio

Além da parceria com o Cartório de Registro Civil das Pessoas Naturais de Ribeirão das Neves e de Justinópolis, a iniciativa conta com o apoio da Cidade dos Meninos e do Instituto Embeleze. O evento é realizado por meio da unidade da Defensoria Pública em Ribeirão das Neves, com o apoio da Coordenadoria de Projetos, Convênios e Parcerias (CooProC).



Transparência

O que é?

O objetivo dessa sessão é permitir o acesso transparente, rápido e fácil aos documentos e informações relacionadas à Execução Orçamentária e Financeira, Licitações, Contratos e Convênios.

saiba mais >