Defensoria Pública de Minas Gerais

Igualdade e cidadania para todos


Inscrições abertas para o Seminário “Defensoria Pública – Gestão e Novas Tecnologias”


Por Ascom em 18 de novembro de 2019

A Defensoria Pública de Minas Gerais (DPMG), por meio de sua Escola Superior (Esdep MG), promoverá o Seminário “Defensoria Pública – Gestão e Novas Tecnologias”.

O evento acontece no dia 29 de novembro, de 8 às 18 horas, no auditório da Sede I da Instituição, em Belo Horizonte. A participação é gratuita e aberta ao público. Os interessados devem se inscrever no site: escolasuperior.mg.def.br/eventos/.

O seminário tem por objetivo provocar debates sobre o direito digital e as possibilidades do uso de tecnologias na Defensoria Pública. Também se pretende tratar sobre a Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais e as nuances do poder público, com destaque para a nova vulnerabilidade a ser defendida pela Defensoria, a digital.

A conferência vai abordar ainda o desenvolvimento de novas habilidades colaborativas internas e externas; apresentar informações relativas a gerenciamento/atendimento/peticionamento mais eficazes das unidades da DPMG; além de analisar os avanços da aplicação da inteligência artificial perante o Poder Judiciário.

A advogada Lorena Lage e a representante da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico de Minas Gerais, Carolina Nobre, iniciam a programação com a palestra “Ferramentas para estruturação de melhora de performance e inovação, com destaque ao design thinking” (abordagem utilizada para organizar o processo criativo e gerar soluções eficientes).

Em seguida, o 1º vice-presidente do Tribunal de Justiça de Minas Gerais, desembargador José Afrânio Vilela, dará a palestra “Judiciário: do manuscrito à inteligência artificial”.

“Vulnerabilidade Digital, dados sensíveis e lei geral de proteção de dados: o que a Defensoria Pública tem a ver com isso? ” é o tema que será desenvolvido pelo advogado e pesquisador Rafael Zanatta.

Abrindo os trabalhos na parte da tarde, o defensor público do Rio de Janeiro, Adolfo Filgueiras Etienne, vai falar sobre “Gestão e excelência no atendimento nas unidades da Defensoria Pública”.

No último painel, o defensor público de Minas Gerais e organizador do seminário, Roger Vieira Feichas, e a presidente da Comissão de Direitos para Startups da OAB/MG, Paula Figueiredo, abordarão o tema “Defensoria Pública, os desafios do acesso à justiça na era digital e as tecnologias sugestivas para a Instituição”.

Serviço:

Seminário “Defensoria Pública – Gestão e Novas Tecnologias”

Data: 29/11/2019 – sexta-feira

Horário: 8h às 18h

Local: Auditório DPMG – Rua dos Guajajaras 1.707, 2º andar, Barro Preto, BH.

Participação: gratuita e aberta ao público

Inscrições: http://escolasuperior.mg.def.br/eventos/defensoria-publica-gestao-de-novas-tecnologias/



Transparência

O que é?

O objetivo dessa sessão é permitir o acesso transparente, rápido e fácil aos documentos e informações relacionadas à Execução Orçamentária e Financeira, Licitações, Contratos e Convênios.

saiba mais >