Mais uma vez as festividades do dia do Servidor Público na Defensoria Pública de Minas Gerais foi um sucesso. As comemorações aconteceram no dia 30 de outubro (quinta-feira), em parceria com o Sesc-Minas e com o apoio da Associação dos Defensores Públicos de Minas Gerais (Adep-MG), Secretaria de Estado da Saúde, Amagis, Sincor-MG, Instituto Estrada Real, Mary Kay e Banco do Brasil.
Na parte da manhã filhos e netos de servidores e defensores, participaram das atividades de lazer e integração realizadas pelo Sesc/Senac, como dança, pintura facial e piscina de bolinhas e, também, oficinas de cartões, sacolas estilizadas e chaveiros. Para as servidoras, consultoria de beleza e técnicas de maquiagem, oferecidas pela Mary Kay.
Feira de Artesanato
Outro destaque foi a Feira de Artesanato dos servidores da Instituição, realizada entre os dias 20 e 30 de outubro, no hall de entrada da Unidade I. Foram comercializados vários produtos, confeccionados pelos servidores, como bijuterias, acessórios, objetos para casa e decoração, além de muitas guloseimas que foram expostos e comercializados na entrada do edifício sede da DPMG.

Os produtos comercializados na Feira de Artesanato da DPMG foram produzidos pelos próprios servidores da Casa
Atividades paralelas
Dentro da programação da Semana do Servidor, a Defensoria Pública, pelo segundo ano consecutivo, aderiu à campanha mundial “Outubro Rosa”, que visa chamar atenção, diretamente, para a realidade atual do câncer de mama e a importância do diagnóstico precoce.
Durante todo o mês de outubro a Unidade I da DPMG na Capital foi iluminada com o tom de rosa para mostrar, de modo feminino, a importância dessa luta. Além disso, no dia 28 de outubro, agentes da Secretaria de Estado da Saúde, estiveram na sede da Defensoria Pública para distribuição de folhetos explicativos sobre a necessidade da realização da mamografia.

“Não enrola Sueli”. O tema da campanha de conscientização de mulheres para a prevenção ao câncer de mama

No dia 29, o micro-ônibus da Defensoria Pública ficou estacionado, das 08hs às 16hs, para atendimentos e orientações jurídicas
Na parte da manhã, foram realizados atendimentos na área de Família. Já no período da tarde, a defensora pública Samantha Vilarinho, coordenadora da Defensoria Especializada de Defesa da Mulher Vítima de Violência, realizou atendimentos e orientações sobre violência doméstica.

A coordenadora do Nudem/BH, também, prestou orientações aos assistidos que aguardavam o atendimento inicial
Encerramento e homenagens
Durante o encerramento, foram homenageados os escolhidos para “Servidor Destaque 2014”, da Capital e do Interior. Em Belo Horizonte a escolha é feita por meio de eleição, dividida em três categorias: pessoal administrativo, adolescente trabalhador (Assprom) e serviços gerais (transporte, manutenção, conservação e limpeza). Na categoria pessoal administrativo, foi eleito Cláudio Luiz de Oliveira, coordenador do setor de Transportes; na categoria adolescente trabalhador, Gabriel Victor da Silva; e na categoria serviços gerais, Nair Martins de Oliveira.
A entrega dos certificados foi feita pela defensora geral, Christiane Malard; pelo corregedor geral, Ricardo Sales Cordeiro, pela assessora de Planejamento e Infraestrutura, Hellen Caires Teixeira Brandão; pela diretora de Recursos Humanos, Carla Aparecida Carvalho, pelo diretor de Logística e Recursos Tecnológicos, Emerson Delgado. E ainda, pelos coordenadores das Defensorias em São Lourenço, João Henrique Rennó Lopes; em Barbacena, Sidnei Henrique da Silva; em Contagem, Silvia Leonel Ferreira; em João Monlevade, Renata Martins de Souza e em Pirapora, Daniel de Ávila Almeida.
Nas unidades do interior, a escolha foi feita por cada coordenador regional, que escolheram o servidor destaque dentre as cidades que compõem a regional. Os escolhidos foram: Paula Mendes Diniz (Pitangui), Paulo Lúcio Fernandes (São Lourenço), Walter Antônio Müller (Barbacena), Uegino Gonçalves (Contagem), Alzenico Franca Santos (Passos), Eliane Nunes Figueira (Uberaba), Cintia Pereira Anselmo Domingues (João Monlevade), Josiane Silva de Paula (Caratinga), Wilson Rodrigues de Souza (Pirapora), José Afonso da Silva .
Foi realizada, também, a homenagem póstuma ao servidor falecido durante o ano, José Paulino de Almeida, Sr. Dedé. A coordenadora de Atendimento da Capital, Eden Mattar leu a mensagem da Defensoria Geral em homenagem ao servidor.
Em sua fala a defensora pública geral, Christiane Malard destacou as qualidades dos servidores da Casa, os quais ela definiu como “diligentes, prestativos, rigorosos e precisos cumpridores de seus deveres”. Continuando, a DPG ressaltou os avanços conquistados pela Defensoria Pública nos últimos anos, lembrando que muito, ainda, é preciso avançar. “Reafirmo meu compromisso de campanha, de trabalhar exaustivamente para acelerar a aprovação do anteprojeto do plano de carreira dos servidores e na adoção de outras ações em busca da valorização e da melhoria na estrutura administrativa”, encerrou.
Ao final foram sorteados brindes doados pela Adep-MG, Instituto Estrada Real, Mary Kay, Sincor-MG, Amagis e Banco do Brasil.