Defensoria Pública de Minas Gerais

Igualdade e cidadania para todos


Dia dos pobres em Betim promove uma série de ações do bem


Por Ascom em 26 de novembro de 2018

Serviço de orientação jurídica oferecido pela DPMG integra programação da semana solidária

A colaboração entre os diversos setores da sociedade provou mais uma vez, no dia 22 de novembro, que a união faz a força. Seguindo as programações em solidariedade ao II Dia Mundial dos Pobres, o município de Betim recebeu uma série de ações psicossociais em prol da população carente.

Por meio de uma parceria com a Arquidiocese de BH, a Defensoria Pública do Estado de Minas Gerais (DPMG) esteve presente e atuante no evento oferecendo orientações jurídicas e assistência social. Também estiveram no local representações da Superintendência do Trabalho, Emprego e Renda, com instruções sobre o programa Bolsa Família, Cadastro Único e Benefício de Prestação Continuada; Sistema Nacional de Emprego; Banco de Alimentos, com doações para complementação alimentar; Centro Público de Economia Solidária e Sociedade São Vicente de Paulo.

Foram distribuídas doações para complementação alimentar

De acordo com o defensor público Maxnei Gonzaga, coordenador local em Betim, esse projeto tem o intuito de incluir pessoas carentes, e “como o papel institucional da Defensoria Pública é promover os direitos aos grupos vulneráveis, essa ação é uma forma de garantir cidadania aos que mais precisam”. Para atender com mais conforto à população, a DPMG disponibilizou o ônibus itinerante.

Parte da equipe da DPMG que atuou no evento: as estagiárias Daniele Teixeira e Mouany Angélica; os Defensores Públicos Maxnei Gonzaga e Sarah Durço Vianna; e a Assistente Social Isabela Durço Vianna

Allef Patrick, 22 anos, é morador de rua e foi ao veículo em busca de ajuda, sendo atendido pela assistente social Isabela Durço: “tenho a esperança de conseguir uma oportunidade e sair da rua”. Sobre o caso, Isabela comentou que o jovem relatou estar com os vínculos familiares rompidos o que ocasionou sua vivência de rua, mas apresenta vontade de mudar de vida e já faz três cursos gratuitos no município de Betim, como musicalização, corte de cabelo e desenho. “Hoje mesmo discuti o caso com os representantes do Sine e irei encaminhar formalmente o caso para sua reinserção no mercado de trabalho, oportunizando ao Allef a interrupção de sua trajetória de rua, bem como uma vida digna”, esclarece.

Durante todo o dia, estagiários auxiliaram os defensores públicos Maxnei Gonzaga, Luis Alberto Melo de Souza, Sarah Durço Vianna e José Victor Brandão de Faria com as orientações. No local, foram prestadas assistências nas áreas criminal e de família, além do atendimento psicossocial em outros casos e encaminhamento aos órgãos competentes.

Atendimento realizado dentro do ônibus itinerante da DPMG

A construção deste projeto resultou do empenho do setor Psicossocial da Defensoria de Betim, através da Psicóloga Adriana Reis e da Assistente Social Isabela Durço, juntamente ao Padre Hélio, Pároco da Igreja Nossa Senhora do Carmo – local em que ocorreram as atividades -, Prefeitura de Betim e o Vicariato da Igreja Católica.

Na ocasião, houve ainda um bazar solidário, café da manhã, programação para crianças e apresentação da Orquestra Filarmônica de Betim, que fechou o evento. As ações desta quinta-feira integram a “Semana Solidária”, que começou no dia 18 e vai até o dia 27 de novembro.

Distribuição de roupas às pessoas assistidas pela paróquia



Transparência

O que é?

O objetivo dessa sessão é permitir o acesso transparente, rápido e fácil aos documentos e informações relacionadas à Execução Orçamentária e Financeira, Licitações, Contratos e Convênios.

saiba mais >