Defensoria Pública de Minas Gerais

Igualdade e cidadania para todos


DPMG inaugura instalações em Alfenas


Por Ascom em 18 de agosto de 2015

A Defensoria Pública de Minas Gerais inaugurou no dia 13/08 (quinta-feira), novas instalações da Instituição em Alfenas. A unidade é a quarta inaugurada no Estado neste ano e dá continuidade à política institucional da administração da DPMG de ocupação de unidades custeadas com recursos próprios, possibilitando o exercício de sua autonomia e melhorias para os assistidos e defensores públicos.

A solenidade foi presidida pela defensora pública-geral, Christiane Neves Procópio Malard, acompanhada da assessora institucional da Defensoria-Geral, Diana de Lima Prata Camargos; da coordenadora da Regional Circuito das Águas, Diléa Maria Machado Reis Teixeira; do coordenador da DPMG em Alfenas, Geraldo Lopes Pereira; dos defensores em atuação em Alfenas, Lílian de Almeida Magalhães Cruz, Gustavo Corgosinho Alves de Meira e Renato Faloni de Andrade.

a_DSC_3029

Defensora pública-geral, Christiane Malard, acompanhada dos defensores públicos da comarca de Alfenas e das comarcas vizinhas

Contou ainda com a presença de defensores públicos das comarcas de Varginha: Márcio Salgado (coordenador), Thaís Vani Bemfica, Priscila Angélica do Nascimento, Eline Viviane Marcelo Loesch e Rodrigo Murad do Prado; de Guaxupé: Leonardo César Mateus (coordenador) e Frederico Baía Pereira; de Areado, Marcelo Vasconcelos de Souza; e de São Lourenço, Roger Vieira Feichas; do presidente da Associação dos Defensores Públicos de Minas Gerais, Eduardo Cyrino Generoso; do defensor público aposentado e diretor de Inativos da Adep-MG, Rubens Luís Borges; e de servidores e estagiários da unidade em Alfenas.

Após a execução do Hino Nacional, a defensora-geral, Christiane Neves Procópio Malard, acompanhada dos coordenadores Diléa Teixeira (regional) e Geraldo Lopes Pereira (local), dos defensores públicos em Alfenas, Lílian Magalhães Cruz e Gustavo Corgosinho, e ainda pelo presidente da Câmara Municipal, Enéias Ferreira de Rezende; e pelo procurador-chefe do Município, Adauto de Oliveira, descerraram a placa inaugurativa.

a_DSC_2944

O Hino Nacional foi executado pelo saxofonista sargento Leonardo Rabelo Paiva, da Polícia Militar em Alfenas

a_DSC_2950

Descerramento da placa inaugurativa

Compromisso

Em seu discurso, a defensora pública-geral, Christiane Neves Procópio Malard, reafirmou o compromisso de uma gestão democrática e transparente. “Nas visitas pelo interior, ouvi atentamente cada defensor público. Todos foram uníssonos em afirmar a importância de uma sede custeada com recursos próprios”, disse.

Christiane Malard lembrou os avanços da instituição em seu primeiro ano de gestão, com a inauguração de novas instalações em Contagem, Uberaba e São Lourenço. “É muito importante a valorização e o investimento de recursos nas unidades do interior”, ressaltou.

a_DSC_3018

Christiane Malard, parafraseando Charles Chaplin, afirmou que a persistência é o caminho do êxito

Sobre a inauguração da unidade em Alfenas, a DPG demonstrou satisfação no cumprimento de mais um objetivo da administração superior, em oferecer um espaço confortável, acessível e amplo, tanto para defensores públicos quanto para os assistidos. Ao final de sua fala, agradeceu o empenho dos defensores públicos da comarca e regional, servidores públicos e as entidades parceiras.

Assista na íntegra o discurso da DPG.

Parcerias

O coordenador local da DPMG em Alfenas, Geraldo Lopes Pereira, em seu discurso, destacou as parcerias da Instituição com o judiciário na cessão de salas e com o executivo local, que disponibiliza móveis, equipamentos, estagiários e servidores.

Ao final, agradeceu aos esforços da Defensoria-Geral na concretização do pleito por instalações adequadas para o trabalho da Instituição. “O atendimento dessas reivindicações já está rendendo frutos, pois trouxe maior dignidade e privacidade ao nosso serviço”, completou Geraldo Lopes Pereira.

a_DSC_2968

Geraldo Pereira Lopes destacou que o primeiro e, talvez, mais importante dos direitos perseguidos pela Defensoria Pública é o acesso a uma ordem jurídica justa

Após um breve resumo sobre as funções institucionais da Defensoria Pública e sobre a divisão estrutural da instituição em Minas Gerais e na região, a coordenadora da Regional Circuito das Águas, Diléa Maria Machado Reis Teixeira, falou sobre os desafios na busca por uma Defensoria mais forte e estruturada. “É necessária a coesão de todos envolvidos na busca de uma instituição que atenda ao cidadão de forma humana e qualificada, pois nada se constrói sozinho”, finalizou.

a_DSC_2982

Discurso da coordenadora da regional Circuito das Águas, Diléa Maria Machado Reis Teixeira

a_DSC_2993

O presidente da Adep-MG, Eduardo Cyrino Generoso, cumprimentou a administração superior e aos colegas da comarca, na certeza de que a inauguração significa melhores condições para os defensores públicos e dignidade para os assistidos

a_DSC_3006

O presidente da Câmara dos Vereadores de Alfenas, Enéias Ferreira de Rezende, parabenizou todos os envolvidos na essência da Defensoria Pública em Minas Gerais. “Que esta nova sede seja um local de profícuos trabalhos, de atendimento humanitário e democrático a todos aqueles cidadãos que buscam a justiça, a cidadania e a solução para os conflitos”

Presentes ainda as seguintes autoridades: procurador-geral de Alfenas, Adauto de Oliveira, representando o prefeito Maurílio Peloso; o vereador Antônio Carlos da Silva; a diretora do Foro, juíza de Direito Andreia Lopes de Freitas; a juíza titular da Vara de Família, Adriane Freire Dinis Garcia; o promotor de Justiça, Fernando Ribeiro Magalhães Cruz; o superintendente municipal de Cultura, Ney Lima; o comandante da 18ª Cia Independente de Polícia Militar, ten. cel. Josué Emerick; o comandante do 1º Pelotão da PMMG, cap. João Elísio de Souza Júnior; o delegado-regional da PCMG, Celso Ávila Prado; o comandante da 5ª Cia e 9º Batalhão de Bombeiros Militar, ten. Gilney Ferreira Oliveira; e o diretor do Presídio de Alfenas, José Roberto dos Reis Fernandes.

Após a solenidade de inauguração das instalações da Defensoria Pública em Alfenas, a defensora-geral participou do “3º Encontro Regional da Adep-MG”.

O encontro foi realizado no auditório da Unifenas, com a participação de defensores públicos e estudantes de Direito. Os defensores públicos Roger Vieira Feichas, da comarca de São Lourenço, e Rodrigo Murad do Prado, de Varginha, proferiram as palestras “O papel do defensor público na desconstrução dos novos direitos” e “Fundamentos criminológicos do Direito Penal mínimo”, respectivamente.

a_DSC_3092

Palestrantes, defensores públicos e alunos da Unifenas após o 3º Encontro Regional da Adep-MG

Encontro com defensores

A defensora pública-geral, Christiane Neves Procópio Malard, acompanhada da assessora institucional Diana de Lima Prata Camargos, se reuniu com os defensores da comarca de Varginha: Márcio Salgado (coordenador), Diléa Teixeira, Priscila Angélica do Nascimento, Rodrigo Murad do Prado, Wener Trindade, Thaís Vani Bemfica e Eline Viviane Marcelo Loesch . O encontro aconteceu também no dia 13 de agosto.

a_DSC_2927

Encontro com os defensores em atuação em Varginha

O encontro, explicou a defensora pública-geral, teve como objetivo fortalecer as relações entre a Defensoria-Geral e as comarcas de todo o Estado e a avaliação “in loco” da realidade de cada uma. Na reunião foram falados assuntos relativos à comarca e ainda, conclusão do VII Concurso, tratativas com o governo estadual para a criação da área meio e remoções.

Álbum de fotos.

Leia as matérias veiculadas na mídia:

Alfenas Hoje http://www.alfenashoje.com.br/noticia.asp?id_noticia=10159

O melhor do Sul de Minas http://omelhordosuldeminas.com/solenidade-de-inauguracao-da-nova-sede-da-defensoria-publica-reune-autoridades-em-alfenas/



Transparência

O que é?

O objetivo dessa sessão é permitir o acesso transparente, rápido e fácil aos documentos e informações relacionadas à Execução Orçamentária e Financeira, Licitações, Contratos e Convênios.

saiba mais >