Defensoria Pública de Minas Gerais

Igualdade e cidadania para todos


DPMG inaugura unidade de cooperação em Confins


Por Ascom em 14 de dezembro de 2018

Com muita alegria, na manhã do dia 11, foi realizada a inauguração da unidade de cooperação da Defensoria Pública do Estado de Minas Gerais (DPMG) em Confins. Por representar a expansão de uma instituição que zela pelos direitos dos cidadãos hipossuficientes, a abertura oficial do funcionamento da nova casa da cidadania reuniu autoridades locais, estaduais, colaboradores, servidores e cidadãos.

Presentes na inauguração da nova unidade da DPMG

Após a apresentação do hino nacional, realizada pelo saxofonista e primeiro-sargento da Polícia Militar de Minas Gerais, João Lúcio Marques, a subdefensora pública-geral do estado, Luciana Leão Lara Luce, juntamente com Celso Antônio da Silva, prefeito de Confins; Manoel Luiz Ferreira, defensor público coordenador Local em Pedro Leopoldo; e Vinícius Sobral, defensor público, realizou o descerramento da placa inaugural.

Momento em que se realizou o descerramento da placa

Execução do hino nacional

A implantação do espaço representa uma conquista para os direitos dos moradores da região, que é endossado pela luta do homenageado Adriano Lúcio dos Santos, defensor público que atuou de forma brilhante na área criminal e foi o precursor do sonho de levar a Defensoria Pública para Confins. Vítima de um acidente de trânsito, Adriano Lúcio deixou um lindo legado de vocação e dedicação em sua carreira, sendo lembrado com carinho pelos presentes.

Unidade de cooperação em Confins

“Hoje é um dia de homenagem ao nosso colega”, reforçou Luciana Leão. “Com toda a sua competência, Adriano lutou pela expansão da Defensoria e tornou essa realização possível”, continuou. Além disso, destacou a importância da parceria feita com o município, que cedeu a casa aonde está sediada a unidade: “com a ajuda da prefeitura podemos cumprir aqui a nossa missão de prestar assessoria jurídica gratuita e de qualidade a quem precisa”.

A subdefensora pública-geral do estado, Luciana Leão, agradeceu à prefeitura pela parceria

O prefeito municipal também manifestou sua satisfação ao reforçar que “o governo precisa levar dignidade ao cidadão”. Celso Antônio agradeceu à subdefensora pública-geral pela oportunidade de “prestar assistência às pessoas que precisam, principalmente pela situação em que o país se encontra”.

O prefeito de Confins, Celso Antônio, destacou a necessidade de se levar dignidade ao cidadão

Emocionado, Manoel Luiz falou sobre o colega com quem compartilhou o sonho que agora se concretiza. “O que fazemos em vida ecoa pela eternidade”, disse ao se referir a Adriano Lúcio. “Ele sonhava em atuar de forma cada vez mais efetiva, por isso não podíamos deixar de mencioná-lo neste dia”, concluiu. O tributo póstumo está gravado em uma placa que será enviada à família do homenageado, juntamente com os votos de respeito, admiração e reconhecimento por parte da instituição.

Coordenador Local em Pedro Leopoldo, Manoel Luiz Ferreira

Placa de homenagem póstuma ao defensor público Adriano Lúcio

Para encerrar a festividade, os presentes se reuniram em uma recepção preparada pela prefeitura local.

Defensor público Vinícius Sobral; subdefensora pública-geral do estado, Luciana Leão Lara Luce; e o coordenador Local em Pedro Leopoldo, Manoel Luiz Ferreira

Autoridades presentes:

Luciana Leão Lara Luce, subdefensora pública-geral do estado; Celso Antônio da Silva, prefeito de Confins; Ricardo Luis de Oliveira, vice-prefeito de Confins; Wellington Paulinho, vereador de Confins; Antônio Divino, prefeito de Matozinhos; Manoel Luiz Ferreira, defensor público e coordenador da comarca de Pedro Leopoldo; Vinícius Sobral, defensor público; Flávio César de Almeida Santos, promotor de Justiça de Confins; Westerson Guimarães, tenente-coronel e chefe do Centro de Segurança Institucional da DPMG em Belo Horizonte; Gustavo André Valadares, procurador-geral de Confins; Flávio Toledo Pereira, presidente da 40ª subseção da OAB de Pedro Leopoldo; Pedro Paulo Valle Bastos, representante do escritório Sete Câmara de Advocacia de Belo Horizonte.

Subdefensora-geral acompanhada pelo prefeito de Confins, defensores públicos, chefe do Gabinete Militar da DPMG, estagiários e servidora



Transparência

O que é?

O objetivo dessa sessão é permitir o acesso transparente, rápido e fácil aos documentos e informações relacionadas à Execução Orçamentária e Financeira, Licitações, Contratos e Convênios.

saiba mais >