Defensoria Pública de Minas Gerais

Igualdade e cidadania para todos


DPMG participa da inauguração de Área Integrada de Segurança Pública no Aglomerado da Serra


Por Ascom em 3 de fevereiro de 2014

Na sexta-feira (24/01), a defensora pública geral do Estado de Minas Gerais, Andréa Abritta Garzon, representou a Instituição na cerimônia de inauguração da Área Integrada de Segurança Pública (Aisp), no Aglomerado da Serra, comunidade localizada na região Centro-Sul de Belo Horizonte, onde vivem cerca de 50 mil pessoas.

A_DSC_3759

Defensora geral, Andréa Abritta (3ª posição, à esquerda), compõe o dispositivo de autoridades

Reduzir o medo do crime e melhorar o atendimento das polícias na região são os principais objetivos do equipamento de segurança pública, que foi inaugurado pelo Governo de Minas, por meio da Secretaria de Estado de Defesa Social (Seds), pela Polícia Militar e Polícia Civil.

A Aisp foi instalada em um prédio de 662 metros quadrados e reunirá policiais militares e civis trabalhando de forma integrada.

De acordo com o secretário de Estado de Defesa Social, Rômulo Ferraz, a implantação da Aisp será gradual, não só em termos de estrutura material, mas também de atuação do efetivo. Segundo o secretário, a Aisp não vai representar a ausência do trabalho ostensivo da polícia, mas um avanço na interação com a comunidade e também vai servir como referência para o desenvolvimento de medidas de natureza social.

A_DSC_3762

Secretário de Estado de Defesa Social, Rômulo Ferraz; defensora geral, Andréa Abritta; e o comandante geral da Polícia Militar, coronel PM Márcio Martins Sant’Ana; durante o descerramento da placa de inauguração

Com a Aisp, os moradores poderão, por exemplo, fazer registros de ocorrências no próprio bairro, sem necessidade de se deslocar. Haverá também a presença constante de uma equipe do projeto “Mediar”, da Polícia Civil. A Aisp contará ainda, com salas de operação, um auditório e locais próprios para investigação e geoprocessamento. A ideia é proteger o cidadão, garantindo seu acesso aos mais variados serviços, e garantir a presença do poder público na comunidade.

Além da defensora geral, Andréa Abritta Garzon, participaram também da cerimônia de inauguração a chefe de gabinete da DPMG, Christiane Neves Procópio Malard; o coordenador da Área Criminal da Capital, Gério Patrocínio Soares; o assessor de Planejamento e Infraestrutura da DPMG e coordenador do projeto Libertas, Nikolas Stefany Macedo Katopodis; e o chefe da assessoria militar da DPMG, ten. cel. PM Idzel Mafra Fagundes.

A__DSC3803

Algumas das autoridades presentes no evento: assessor de Planejamento e Infraestrutura da DPMG e coordenador do projeto Libertas, Nikolas Katopodis; comandante geral da Polícia Militar, coronel PM Márcio Martins Sant’Ana; chefe da Polícia Civil, delegado geral Cylton Brandão da Matta; defensora geral, Andréa Abritta Garzon; chefe de gabinete da DPMG, Christiane Neves Procópio Malard; subsecretário de Integração da Secretaria de Defesa Social (Seds), Daniel Malard; coordenador da Área Criminal da Capital, Gério Patrocínio Soares; e o chefe da assessoria militar da DPMG, ten. cel. PM Idzel Mafra Fagundes

Ação Cívico Social tem participação da Defensoria Pública

No sábado (25/01), a Defensoria Pública do Estado de Minas Gerais participou da Ação Cívico Social promovida no local. O evento, que teve a finalidade de reforçar a inauguração da Aisp, além de promover a integração dos órgãos públicos com a comunidade, contou com a presença de diversos órgãos públicos e ofereceu serviços e lazer para a população, como emissão de carteira de identidade, troca de material reciclável por material escolar, corte de cabelo, atividades para as crianças, equoterapia realizada com os pôneis da PM, apresentação do canil, entre outros atrativos.

As defensoras públicas Hellen Caires Teixeira, Diana de Lima Prata Camargos e Ana Cristina Cunha prestaram atendimento jurídico ao público, por meio de orientação jurídica, educação em direitos, distribuição de cartilhas e listas de documentos necessários para propositura de ações. Também participou da ação a psicóloga da DPMG Raquel Azevedo.

A defensora pública e coordenadora de projetos e convênios, Hellen Caires Teixeira, ressalta ainda que “a participação da Defensoria Pública nestes eventos é de suma importância para divulgação de seus trabalhos junto à população. A atuação em rede é fundamental para ampliar a eficácia do serviço público”.

Para a defensora pública Diana de Lima Prata Camargos, “a proposta da Aisp é muito interessante para o Aglomerado da Serra e a adesão da população ao evento, me faz acreditar que a própria comunidade está empenhada em ver o projeto dar certo. A participação da Defensoria nestes eventos é fundamental ao nosso propósito institucional de levar informação e prestar esclarecimentos à população vulnerável, além de fortalecer nosso compromisso íntimo com a superação da desigualdade social”.

A_4417

Defensoras públicas Diana de Lima Prata Camargos e Ana Cristina Cunha (1ª e 3ª posições, à esquerda); psicóloga Raquel Azevedo (5ª, à esquerda); defensora pública Hellen Caires (à direita), acompanhadas por profissionais de segurança pública presentes no evento

Fonte: Ascom / DPMG, com informações da Agência Minas (03/02/2014)



Transparência

O que é?

O objetivo dessa sessão é permitir o acesso transparente, rápido e fácil aos documentos e informações relacionadas à Execução Orçamentária e Financeira, Licitações, Contratos e Convênios.

saiba mais >