Defensoria Pública de Minas Gerais

Igualdade e cidadania para todos


DPMG participa da solenidade de posse do presidente do TCEMG


Por Ascom em 11 de fevereiro de 2015

A defensora pública-geral, Christiane Neves Procópio Malard participou no dia 09 de fevereiro, da cerimônia de posse do novo presidente do Tribunal de Contas do Estado (TCEMG), Sebastião Helvécio, eleito pelo Tribunal pleno em dezembro passado, para o biênio 2015/2016. Assumiram ainda o vice-presidente, Cláudio Couto Terrão e o corregedor, Mauri Torres.

A solenidade aconteceu no auditório Vivaldi Moreira e contou com a presença de vários representantes da classe política nacional.

a_DSC4997

Defensora pública-geral e os conselheiros empossados no TCEMG: vice-presidente Cláudio Couto Terrão, presidente Sebastião Helvécio e corregedor Mauri Torres

Além dos empossados e da DPG Christiane Malard, compuseram a mesa o governador Fernando Pimentel; o presidente da ALMG, deputado Adalclever Lopes; o presidente do TJMG, desembargador Pedro Marcondes; o senador Antonio Anastasia; o general do Exército, Mário Alves de Araújo; o ministro do TCU, Augusto Nardes; o procurador-geral de Justiça, Carlos Bittencourt; o presidente do TRE, desembargador Geraldo de Almeida; o procurador-geral do Ministério Público junto ao TCEMG, Daniel Guimarães; o presidente da Associação dos Membros dos TC’s do Brasil (Atricon), conselheiro Valdecir Pascoal; o presidente da Abracon, Francisco Neto; e o prefeito de Belo Horizonte, Márcio Lacerda.

a_DSC4985

Mesa solene

Conselheiro desde 2009, Sebastião Helvécio assume a presidência do TCEMG após atuar como vice-presidente na gestão de Adriene Andrade. Em seu discurso de posse, destacou o papel do Tribunal de Contas de qualificar o corpo técnico para uma prestação de contas mais adequada. “Vamos investir na capacitação para tornar o serviço dos auditores mais eficiente, valorizando o controle interno.” Ele ainda reforçou a necessidade de governança por parte do corpo diretivo. Entre as principais ações propostas estão a aproximação do Tribunal junto aos municípios e a população, o combate permanente à corrupção, a transparência e o controle das finanças públicas.

Gratidão

Em seu discurso, a ex-presidente Adriene Andrade se despediu da presidência expressando gratidão aos colegas de trabalho. A conselheira ressaltou que atualmente o Tribunal é reconhecido como eficiente controlador, em razão do trabalho conjunto dos membros e servidores; e destacou os resultados de seu governo nas áreas de Tecnologia da Informação e na orientação dos órgãos e entidades sujeitos à fiscalização.

Fonte: Ascom/DPMG (com informações do TCE-MG) 10/02/2015



Transparência

O que é?

O objetivo dessa sessão é permitir o acesso transparente, rápido e fácil aos documentos e informações relacionadas à Execução Orçamentária e Financeira, Licitações, Contratos e Convênios.

saiba mais >