Defensoria Pública de Minas Gerais

Igualdade e cidadania para todos


DPMG participa de ação social voltada para a população de rua na Capital


Por Ascom em 23 de maio de 2016

A Defensoria Pública participou no domingo, dia 22, de 8h às 13h, da Ação Cívico Social (Aciso) organizada pela 6ª Companhia do 1º BPM Polícia Militar, voltada para a população de rua. O atendimento foi realizado na praça Rio Branco, no Centro da Capital. As principais demandas foram nas áreas de Família, Criminal e Execução Penal. Participaram do evento os defensores públicos, Júnia Roman Carvalho, Luciana Vieira, Marcos Lourenço Capanema de Almeida, Giovani Batista Manzo, Irma Luzia de Paiva Reis, Mariana Ladeira Vieira e Marina Fátima Romualdo Chaves, e a psicóloga Luciana Raquel Azevedo Gama, do Núcleo Psicossocial da Defensoria Pública.

a_IMG_2468

Defensores públicos atenderam demandas da população de rua durante a ação Cívico Social

Para a defensora pública, Júnia Roman Carvalho, em atuação na Defensoria de Direitos Humanos, Coletivos e Socioambientais, “o evento oferece a possibilidade de se chegar até as pessoas em situação de rua, fornecendo orientações gerais, encaminhamento para a DPMG ou outros estados e demandas que, de outra forma, não teriam como desenvolver”.

a_IMG_2460

As principais demandas da população de rua foram nas áreas de Família, Criminal e Execução Penal

A defensora pública Luciana Vieira, por sua vez, destacou a oportunidade do trabalho junto a uma parcela da população com demandas específicas, ressaltando que a população de rua procura os serviços da Defensoria Pública.

O pastor Jonas Ângelo, da Igreja do Evangelho Quadrangular São Bernardo, um dos organizadores do evento, esperava a presença de cerca de 500 pessoas, com o oferecimento de serviços de assistência social, saúde e higiene, entretenimento, alimentação: orientação sobre saúde bucal e doenças sexualmente transmissíveis, corte de cabelo, lanches e refeições, orientações sobre como terem acesso a políticas públicas e distribuição de roupas. A atividade contou com apresentação da banda de música da Guarda Municipal de Belo Horizonte e de grupos de entretenimento.

O evento também marcou a passagem dos 126 anos do 1º Batalhão da Polícia Militar, sediado no bairro Santa Efigênia. De acordo com o major André Domiciano, a Aciso é uma forma de aproximar a polícia Militar da comunidade e, no caso da população de rua, tem fins de orientação e assistência social, com acolhimento e encaminhamento de demandas para as entidades parceiras da ação.



Transparência

O que é?

O objetivo dessa sessão é permitir o acesso transparente, rápido e fácil aos documentos e informações relacionadas à Execução Orçamentária e Financeira, Licitações, Contratos e Convênios.

saiba mais >