Defensoria Pública de Minas Gerais

Igualdade e cidadania para todos


DPMG participa de audiência pública que debateu reajuste das contas de água na ALMG


Por Ascom em 9 de maio de 2016

O defensor público Lucas Diz Simões, em atuação na Defensoria Especializada da Fazenda Estadual, participou, na quinta-feira, dia 5, de audiência pública promovida pela Comissão de Defesa do Consumidor e do Contribuinte da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) que debateu o aumento de 13,9%, no valor da conta de água, a ser incorporado já a partir deste mês de maio. O reajuste, acima dos índices inflacionários, é considerado excessivo por órgãos de defesa do consumidor, que criticam a falta de discussão prévia com a população.

Lucas diz Simões (defensor público)

O defensor público Lucas Diz Simões considera que uma eventual redução nos lucros da empresa não pode ser repassada para o consumidor (Foto Pollyanna Maliniak/ALMG)

O defensor público, Lucas Diz Simões, considerou que a elevação tarifária da energia, uma das supostas razões para o aumento na conta de água, decorre da escassez dos recursos hídricos, por sua vez gerada pela má gestão dos atores responsáveis pelo fornecimento de água. Ele também ponderou que, considerando-se o princípio da modicidade, uma eventual redução nos lucros da empresa não pode ser repassada para o consumidor.

Fonte: Ascom/DPMG (09/05/2016) Com informações da ALMG.



Transparência

O que é?

O objetivo dessa sessão é permitir o acesso transparente, rápido e fácil aos documentos e informações relacionadas à Execução Orçamentária e Financeira, Licitações, Contratos e Convênios.

saiba mais >