Defensoria Pública de Minas Gerais

Igualdade e cidadania para todos


DPMG participa de reunião da Comissão Especializada de Escolas Superiores e Centros de Estudos do Condege


Por Ascom em 27 de novembro de 2014

A coordenadora de Capacitação da DPMG, Hellen Caires Teixeira Brandão, participou da reunião promovida pela Comissão Especializada de Escolas Superiores e Centros de Estudos do Condege, com o objetivo de discutir questões pertinentes aos centros de estudos nas Defensorias Públicas do país.

O encontro aconteceu durante os dias 13 e 14 de novembro, em Porto Alegre, e contou com a presença de representantes de 10 estados, além de Minas Gerais. A intenção foi a troca de experiências sobre as escolas e/ou centros de estudos já existentes, assim como o debate a respeito das bibliotecas, que algumas Defensorias conseguiram instalar.

A_DSC_0001

Defensora pública Hellen Caires Teixeira Brandão (3ª, à direita) representa a DPMG na reunião

No primeiro dia do encontro, a Defensoria Pública do Rio Grande do Sul apresentou um relatório das atividades do seu Centro de Estudos, de Capacitação e de Aperfeiçoamento (Cecadep), que atua em três linhas: capacitação (interna e externa), pesquisa e publicações.

Foram discutidos também assuntos relacionados aos Informes; perfil e modelo padrão de Escola Superior da Defensoria Pública; integração entre as Defensorias e suas respectivas Escolas Superiores e/ou Centro de Estudos e a Escola Nacional da Defensoria Pública; metodologias eficazes para realização de cursos, contratação de professores com sugestão orçamentária para as despesas da escola e licitação específica; conhecimento das realidades das bibliotecas das Escolas Superiores; cadastro nacional de capacitadores/professores das Escolas Superiores e/ou Centro de Estudos, estudando formas de remuneração desses profissionais.

Os membros da Comissão ainda debateram sobre a importância e pertinência de ser criada uma Escola Nacional das Defensorias Públicas, bem como de se criar uma associação pública ou fundação para viabilizar a elaboração de uma revista nacional das Defensorias Públicas.

Fonte: Ascom / DPMG, com informações da DPERS (27/11/2014)



Transparência

O que é?

O objetivo dessa sessão é permitir o acesso transparente, rápido e fácil aos documentos e informações relacionadas à Execução Orçamentária e Financeira, Licitações, Contratos e Convênios.

saiba mais >