Defensoria Pública de Minas Gerais

Igualdade e cidadania para todos


DPMG realiza sessão de cinema para debater questões relacionadas ao Direito


Por Ascom em 7 de outubro de 2014

No dia 01 de outubro a Defensoria Pública realizou, no auditório da Unidade I, a sessão “Direito e Cinema”, com a exibição do filme “Minority Report” (2002), de Steven Spielberg. Após a exibição foi realizado o debate, com a participação da coordenadora da Defensoria Especializada de Defesa da Mulher Vítima de Violência, Samantha Vilarinho Mello Alves e do professor da Organização Internacional Nova Acrópole, Pedro Colen Neto.

O filme “Minority Report” é ambientado no ano de 2054, onde um sistema permite que crimes sejam previstos com precisão, fazendo com que a taxa de assassinatos chegue a zero. O problema começa quando o detetive John Anderton, um dos principais agentes no combate ao crime, descobre que foi previsto um assassinato que ele mesmo irá cometer, colocando em dúvida sua reputação ou a confiabilidade do sistema.

Promovido pela Coordenadoria de Capacitação da Defensoria Pública, a iniciativa buscou, através da ficção, discutir temas atuais relacionados à eficiência do sistema penal e à função preventiva do Direito Penal.

a_DSC1618

Além das discussões acerca do tema proposto, para a Coordenadoria de Capacitação, o momento promoveu, ainda, o encontro e a troca de experiências entre os participantes

Para a defensora pública Samantha Vilarinho, um espaço de convivência entre os defensores, servidores e estagiários é fundamental para o amadurecimento da atuação da Defensoria Pública, “uma vez que propicia a autorreflexão acerca do trabalho desenvolvido em um ambiente de troca de experiências jurídicas e filosóficas. A arte veiculada pelo cinema, como pano de fundo para o debate, traduz um rico método de aprendizagem”, concluiu.



Transparência

O que é?

O objetivo dessa sessão é permitir o acesso transparente, rápido e fácil aos documentos e informações relacionadas à Execução Orçamentária e Financeira, Licitações, Contratos e Convênios.

saiba mais >