Defensoria Pública de Minas Gerais

Igualdade e cidadania para todos


Estagiários e voluntários de psicologia recebem capacitação


Por Ascom em 9 de março de 2015

Com o objetivo de apresentar a Defensoria Pública e vivências específicas do atendimento da Instituição, em especial, o acolhimento psicossocial, a Coordenadoria de Capacitação (CCap) e o Núcleo Psicossocial realizaram, no dia 25 de fevereiro, um treinamento introdutório para os novos para estagiários e voluntários da área de psicologia.

Participaram do treinamento 33 estudantes e três professores supervisores de estágio das instituições universitárias Faculdade de Estudos Superiores de Minas Gerais (Fead), Fumec, Puc e Ciências Médicas.

Abrindo os trabalhos, a coordenadora do Atendimento da Capital, Eden Mattar, forneceu um panorama sobre a atuação da DPMG, suas atribuições, público-alvo, papel no ordenamento jurídico brasileiro e a importância da realização de ações que promovam a cidadania e a justiça social.

A_DSC5107

Coordenadora do Atendimento da Capital, Eden Mattar: “vamos trabalhar de braços dados, ombro a ombro com cada um de vocês

A coordenadora técnica e psicóloga do Núcleo Psicossocial da DPMG, Luciana Raquel Azevedo, falou sobre a origem do Núcleo, seu fluxo, e relevância para o trabalho interdisciplinar com os defensores públicos, o que resulta em um atendimento humanizado e psicossocial para os assistidos.

A_DSC5121

Coordenadora técnica e psicóloga do Núcleo Psicossocial da DPMG, Luciana Raquel Azevedo: “a capacitação também oferece conhecimentos sobre a missão, valores, funcionamento, regimento interno, procedimentos e normas do Núcleo”

As especificidades e os tipos de casos que são solucionados pela Defensoria Especializada de Infância e Juventude – Cível e pela Defensoria Especializada de Defesa da Mulher Vítima de Violência (Nudem-BH) foram abordados pelos defensores públicos Wellerson Eduardo da Silva Corrêa e Renata Salazar Botelho. Ambos ressaltaram a importância do papel do psicólogo no acolhimento dos casos complexos.

A_DSC5129

O coordenador da Defensoria de Infância e Juventude – Cível, Wellerson Eduardo da Silva Corrêa, falou sobre a atuação da Especializada, exemplificando situações em que o atendimento demanda a integração com os estagiários e voluntários de psicologia

A_DSC5131

Defensora pública Renata Salazar Botelho: abordagem prática sobre o trabalho psicossocial que será desenvolvido no Nudem-BH

Os estagiários e voluntários permanecem em treinamento, sendo preparados para oferecer um atendimento de qualidade aos assistidos que procuram a Instituição, e depois passarão a atuar em no Núcleo Psicossocial da Unidade I, nas Defensorias Especializadas de Infância e Juventude – Cível e Defesa da Mulher Vítima de Violência (Nudem-BH).

Segundo a coordenadora do treinamento, psicóloga Luciana Raquel Azevedo, “a capacitação tem ênfase no desenvolvimento de habilidades necessárias para execução do atendimento psicólogo, com o enfoque biopsicossocial, humano e ético, promovendo a dignidade e a justiça social; além de ressaltar a importância do trabalho interdisciplinar do psicólogo junto com o defensor público”.

Está prevista outra capacitação para novos estagiários e voluntários no segundo semestre deste ano.



Transparência

O que é?

O objetivo dessa sessão é permitir o acesso transparente, rápido e fácil aos documentos e informações relacionadas à Execução Orçamentária e Financeira, Licitações, Contratos e Convênios.

saiba mais >