Defensoria Pública de Minas Gerais

Igualdade e cidadania para todos


Governo do Estado faz balanço das ações em Brumadinho e destaca ação extrajudicial da Defensoria


Por Ascom em 20 de janeiro de 2020

O defensor público-geral de Minas Gerais, Gério Patrocínio Soares, participou nesta segunda-feira (20/1) de entrevista concedida pelo governador Romeu Zema à imprensa sobre o balanço das ações do Estado em Brumadinho. A tragédia provocada pelo rompimento da mina do Feijão, da mineradora Vale, completará um ano no próximo sábado, 25 de janeiro. Também esteve presente o procurador-geral de Justiça de Minas Gerais, Antônio Sérgio Tonet.

Romeu Zema faz balanço das ações em Brumadinho – Foto: Gil Leonardi/Imprensa MG

O evento aconteceu no Palácio Tiradentes, na Cidade Administrativa e contou ainda com a participação de secretários de Estado e representantes das forças de segurança. Zema pontuou as principais ações dos órgãos de Governo, enalteceu a união entre as instituições públicas em favor dos atingidos e aproveitou para agradecer o trabalho da Defensoria Pública de Minas Gerais (DPMG), que prontamente iniciou o atendimento às vítimas do desastre e viabilizou o acordo extrajudicial para pagamento de indenizações de forma célere e dentro dos parâmetros internacionais.

Segundo o governador, este atendimento individual aos atingidos tem sido fundamental. “A Defensoria tem feito ótimo trabalho, assistindo às vítimas, que muitas vezes ficam esperando caso venham seguir os procedimentos normais da Justiça. E o Gério, da Defensoria Pública, agilizou bastante isso e também faz parte desse processo”, disse Romeu Zema.

Defensor-geral Gério Patrocínio Soares detalha acordos de indenizações extrajudiciais

“Levamos em consideração tudo o que ouvimos da população desde o primeiro dia, especialmente as pessoas mais simples, que precisavam de uma solução para retomar a vida de forma rápida. Construímos mais uma porta de acesso aos direitos sem prejuízo a ganhos em ações futuras”, disse o defensor-geral Gério Patrocínio Soares. Até a última sexta-feira (17/1), a Defensoria havia feito 4.415 atendimentos em Brumadinho e viabilizado quase 300 acordos de indenização extrajudicial.



Transparência

O que é?

O objetivo dessa sessão é permitir o acesso transparente, rápido e fácil aos documentos e informações relacionadas à Execução Orçamentária e Financeira, Licitações, Contratos e Convênios.

saiba mais >