Defensoria Pública de Minas Gerais

Igualdade e cidadania para todos


Inaugurado mais um Centro de Conciliação e Mediação da Defensoria Pública de Minas Gerais


Por Ascom em 4 de dezembro de 2019

Vespasiano é a nona comarca do Estado a oferecer o serviço à população

A Defensoria Pública de Minas Gerais implantou o Centro de Conciliação e Mediação em Vespasiano, na Região Metropolitana de Belo Horizonte. A solenidade aconteceu nesta terça-feira (3/12), na sede da Defensoria Pública local.

Inauguração do Centro de Conciliação e Mediação de Vespasiano

A iniciativa tem como finalidade buscar, sempre que possível, a solução extrajudicial dos litígios, visando à composição entre as pessoas em conflito de interesses, por meio de mediação, conciliação e demais técnicas de composição e administração de conflitos.

O Centro de Vespasiano vai oferecer atendimento prioritário para demandas nas áreas Cível e de Família, com atendimentos às terças e quintas-feiras, no período da manhã.

Solenidade

Durante a inauguração o defensor público-geral, Gério Patrocínio Soares, cumprimentou a todos, agradecendo o empenho dos defensores públicos e servidores da comarca. Falou sobre a pesquisa divulgada pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), na segunda-feira (2/12), apontando a Defensoria Pública como a instituição do Sistema de Justiça mais bem avaliada pela sociedade.

“É uma pesquisa que traz o reconhecimento do nosso trabalho, das parcerias que realizamos, de todos aqueles que buscam fazer a diferença na vida de outras pessoas. E a Defensoria Pública também é a educação em Direitos, o empoderamento daqueles que passam a ser senhores de suas decisões”, declarou Gério Soares.

Defensor público-geral Gério Patrocínio Soares

O coordenador local substituto, Leonardo Bicalho, agradeceu a presença de todos, ressaltando que a unidade já tem como diretriz a busca por soluções extrajudiciais. “A implantação do Centro é a certeza de que estamos no caminho certo na busca de soluções mais amigáveis para os conflitos, pacificando relações sociais, sem necessariamente levar a causa para o Judiciário”, disse.

O coordenador local substituto Leonardo Bicalho

A coordenadora do Centro de Conciliação e Mediação de Conflitos de Vespasiano, defensora pública Romana Costa Luiz de Almeida, também ressaltou o trabalho de conciliação realizado na comarca. “De janeiro a novembro de 2019 já foram celebrados mais de 150 acordos extrajudiciais. A inauguração deste Centro é fundamental para que possamos ampliar a nossa atuação”, afirmou a defensora.

Defensora pública Romana Costa Luiz de Almeida

A implantação do Centro de Conciliação e Mediação é mais um investimento da DPMG voltado para a solução extrajudicial dos litígios e para a pacificação social. O Centro já havia sido implantado em Belo Horizonte, Sete Lagoas, Montes Claros, Matias Barbosa, Poços de Caldas, Ribeirão das Neves, Pouso Alegre e Pedro Leopoldo.

A implantação dos Centros está em consonância com o Planejamento Estratégico e com o atual Plano Geral de Atuação da Defensoria mineira, como uma forma de sistematização e expansão das suas atividades extrajudiciais.

Estiveram presentes, também, a coordenadora de Projetos e Convênios da DPMG, Michelle Lopes Mascarenhas Glaeser; o assessor Institucional da DPMG, João Paulo Torres Dias; o defensor público em atuação na comarca, Daniel Brocanelli Garabini; a representante do Programa de Mediação de Conflitos da Subsecretaria de Prevenção à Criminalidade do Estado, Maíra Ferreira; o tenente coronel Gilmar Luciano Santos; a coordenadora do Núcleo de Práticas Jurídicas da Faseh, Ana Cristina Gurgel.



Transparência

O que é?

O objetivo dessa sessão é permitir o acesso transparente, rápido e fácil aos documentos e informações relacionadas à Execução Orçamentária e Financeira, Licitações, Contratos e Convênios.

saiba mais >