Defensoria Pública de Minas Gerais

Igualdade e cidadania para todos


Inscrições abertas para debate sobre violência contra a mulher


Por Ascom em 23 de fevereiro de 2016

bannerTopo

Estão abertas, até o dia 2 de março, as inscrições para o Ciclo de Debates Mulheres Contra a Violência: Autonomia, Reconhecimento e Participação, que será realizado no Plenário da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG). Dentre os objetivos do evento destaca-se a discussão acerca das diversas situações de violência que as mulheres enfrentam no dia a dia, com foco em questões relativas à raça, à orientação sexual, à faixa etária, à situação de privação de liberdade, às mulheres deficientes, às mulheres do campo e da floresta, às quilombolas e às profissionais do sexo.

No ciclo de debates, que será aberto às 16 horas do dia 2 de março, também será abordada a importância da desconstrução do machismo na sociedade brasileira para o enfrentamento da violência contra a mulher. Outra discussão será sobre os avanços trazidos pela Lei Federal 11.340, de 2006, conhecida como Lei Maria da Penha.

Além disso, dados do Mapa da Violência 2015 serão analisados, especialmente no quesito de homicídios de mulheres no Brasil, em série histórica, e as suas variações por território, cor/raça e faixa etária, além de informações sobre o atendimento às vítimas de violência, com base nos dados do Sistema de Informação de Agravos de Notificação do Ministério da Saúde (Sinan) e da Pesquisa Nacional de Saúde do IBGE.

O evento, construído coletivamente desde dezembro de 2015, conta com a participação da Defensoria Pública Especializada na Defesa dos Direitos das Mulheres em Situação de Violência (Nudem); Conselho Estadual da Mulher (CEM); Fórum de Mulheres do Mercosul – Capítulo Brasil; Marcha Mundial de Mulheres; Rede Estadual de Enfrentamento à Violência Contra a Mulher; entre outras entidades.

As inscrições podem ser feitas no endereço:

http://www.almg.gov.br/acompanhe/eventos/hotsites/2016/ciclo_debates_dia_mulher/index.html?aba=js_inscricoes-on-line



Transparência

O que é?

O objetivo dessa sessão é permitir o acesso transparente, rápido e fácil aos documentos e informações relacionadas à Execução Orçamentária e Financeira, Licitações, Contratos e Convênios.

saiba mais >