Defensoria Pública de Minas Gerais

Igualdade e cidadania para todos


Longevidade ativa e envelhecimento saudável


Por Ascom em 9 de julho de 2015

A psicóloga e gerontóloga Vilma Araújo, idealizadora do Disque Idoso e do Grupo de Apoio Psicológico para Idosos, foi a palestrante desta terça-feira, 7, no projeto “Sala de Espera”, com o tema Longevidade Ativa. Vilma Araújo falou sobre o processo de envelhecimento, os direitos dos idosos e a importância dos cuidados para se envelhecer com saúde, segurança e participação no meio social em que o idoso vive.

A psicóloga chamou a atenção para o aumento da expectativa de vida e do número de pessoas idosas no país, assim como as diferenças individuais do processo de envelhecimento de acordo com as circunstâncias de vida e os interesses e cuidados tomados ao longo do tempo com a saúde, como exercícios e alimentação correta.

Segundo ela, para um envelhecimento saudável é preciso que a pessoa tenha uma vida ativa e participativa, o que a manterá integrada ao meio social durante a velhice. Ela também divulgou endereços eletrônicos de organizações não governamentais voltadas para o atendimento ao idoso, assim como serviços e equipamentos públicos destinados a este segmento da população mantidos pela prefeitura de Belo Horizonte.

SONY DSC

A importância da saúde, da segurança e a participação social foi tema abordado na palestra sobre longevidade

O projeto “Sala de Espera” é uma iniciativa da Coordenadoria de Capacitação e pretende fomentar a cultura da prevenção do problema, através da educação em direitos. A coordenadora de Capacitação, Hellen Caires, ressalta que a iniciativa está aberta a todos os colegas, nas mais diversas áreas atendidas pela Defensoria Pública. A Coordenadoria de Capacitação no 2º andar, do Edifício Unidade I da Defensoria Pública, está à disposição de defensores e servidores para críticas e sugestões.



Transparência

O que é?

O objetivo dessa sessão é permitir o acesso transparente, rápido e fácil aos documentos e informações relacionadas à Execução Orçamentária e Financeira, Licitações, Contratos e Convênios.

saiba mais >