O projeto é voltado para as mulheres privadas de liberdade, com objetivo de agregar estas pessoas às suas famílias, bem como ao meio social em que vivem. O “Mães que cuidam” é desenvolvido no Núcleo de Capacitação para a Paz (Nucap) – associação sem fins lucrativos. Custeado pela iniciativa privada, conta com a parceria da Defensoria Pública em Varginha, Ministério Público, Poder Judiciário e a administração da unidade prisional da cidade.
Em execução desde 2009, o projeto Mães que Cuidam busca retirar, do ambiente prisional, crianças e adolescentes em visitas às suas mães, evitando assim o constrangimento das revistas vexatórias, bem como danos sociais e psicológicos permanentes, haja vista que a cadeia passa a ser lugar de convivência familiar.
Sua finalidade é garantir o contato diário entre mães sentenciadas e provisórias e seus filhos menores em um ambiente fora do estabelecimento prisional, mantendo o vínculo maternal mesmo durante o cumprimento da pena.
Para tal, de segunda à sexta-feira, de 08 às 17 horas, as detentas são levadas para o Nucap onde cuidam de seus filhos, apoiadas por uma equipe multidisciplinar formada por profissionais de saúde, psicologia, assistência social e educação. Além das atividades maternais, estas mulheres recebem atendimento da saúde da mulher, cursos de capacitação profissional e preparatório para concursos.