O Programa de Mediação de Conflitos no Ambiente Escolar (Mesc), realizado em parceira com a Secretaria de Estado da Educação, foi criado em 2011 e é desenvolvido pela Defensoria de Direitos Humanos, Coletivos e Socioambientais (DPDH). Tendo como slogan “Paz em Ação”, seu objetivo é prevenir a violência e conflitos no ambiente escolar.
A metodologia do Mesc fornece os instrumentos e mecanismos para que a escola construa o seu próprio processo de mediação. Um dos pontos fundamentais do projeto é trabalhar a mediação de conflitos com os próprios alunos para que estes se tornem agentes inibidores da violência da prática do bullying e incentivadores da cultura de paz intramuros. Estes jovens serão responsáveis por desenvolver ações de mediação para prevenir, minimizar e solucionar conflitos entre os alunos e demais atores da escola.
Atualmente está sendo desenvolvido em doze escolas de Belo Horizonte e RMBH. São elas: EE. Maurício Murgel, EE. Ricardo Souza Cruz, EE. Lúcio dos Santos, EE. Bernardo Monteiro, EE. Silviano Brandão, EE. Israel Pinheiro (Contagem), EE. Prof. Renato Azeredo (Vespasiano), EE. Prof. Guerino Casassanta (Ribeirão das Neves), EE. Lafaiette Gonçalves (Santa Luzia), EE. Zoroastro Viana (Sabará), EE. Prof. Milton Campos (Estadual Central) e Instituto de Educação.