Defensoria Pública de Minas Gerais

Igualdade e cidadania para todos


Mil casais celebram a união no Casamento Comunitário da Defensoria Pública de Minas Gerais


Por Ascom em 26 de junho de 2017

Mil casais oficializaram a união no Casamento Comunitário que a Defensoria Pública de Minas Gerais (DPMG) promoveu na sexta-feira (23/06). Realizada com o apoio de diversos parceiros, a cerimônia aconteceu no ginásio do Mineirinho, em Belo Horizonte, com direito a entrada dos noivos em tapete vermelho, ao som da marcha nupcial executada por orquestra da Polícia Militar, troca de alianças, bênção ecumênica, entrega das certidões de casamento, sorteio de presentes e registro para os casais em cabines de fotos.

a_dsc_5508_mesa

a_dsc_5463_geral

 

Diversas autoridades compuseram o dispositivo, entre elas, a defensora pública-geral do Estado, Christiane Neves Procópio Malard; a diretora-presidente da Copasa, Sinara Inácio Meireles Chenna, representado o governador do Estado, Fernando Pimentel; o presidente do Tribunal de Justiça de Minas Gerais, desembargador Herbert Carneiro; a coordenadora Regional de Famílias e Sucessões da Capital, Michelle Lopes Mascarenhas Glaeser; a presidente do Servas, Carolina Oliveira Pimentel; o deputado federal Reginaldo Lopes; os deputados estaduais Cristiano da Silveira e Leandro Genaro; o vice-prefeito de Belo Horizonte, Paulo Lamac; o procurador de Justiça, coordenador estadual de Direito de Família, das Pessoas com Deficiência e dos Idosos do Ministério Público, Bertoldo Mateus de Oliveira, representando o procurador-geral de Justiça, Sérgio Tonet; o presidente da União dos Militares do Estado de Minas Gerais (UMMG), cel. Zeder; o presidente da Adep-MG, Eduardo Cyrino Generoso; além do pároco emérito da paróquia São Bento, padre João Emílio Souza; e do presidente da Igreja Batista Central, pastor Paulo Mazoni.

TCT

Durante o evento, a Defensoria Pública de Minas Gerais e o Tribunal de Justiça assinaram Termo de Cooperação Técnica para o registro civil dos casais. Participaram da iniciativa os Ofícios de Registro das Pessoas Naturais do 1°, 2°, 3° e 4° Subdistrito e os Ofícios de Registro de Pessoas Naturais do Barreiro e de Venda Nova.

assinaturadpg

Assinaram o TCT a defensora-geral, Christiane Malard, e o presidente do TJMG, desembargador Herbert Carneiro

A defensora pública-geral do Estado, Christiane Malard, agradeceu aos parceiros e apoiadores do evento e destacou que o “casamento estrutura núcleos familiares e promove o estreitamento das relações afetivas entre pais e filhos, o que contribui para a pacificação social”. Christiane Malard transmitiu aos noivos uma mensagem e um testemunho pessoal do “casamento como uma construção feita com esmero, dedicação e prudência”.

A DPG salientou que a Defensoria Pública “é uma instituição vocacionada para inciativas como esta, que conjugam o fraternal e o social” e expressou votos de felicidades aos noivos. “A Defensoria Pública, com seus parceiros, continuará trabalhando para a realização desses sonhos, incentivando a união das famílias e promovendo a cidadania. Todos nós nos engrandecemos com a realização deste importante evento. Sigamos juntos, em busca de uma sociedade mais justa, mais humana e fraternal”, finalizou Christiane Malard.

a_dsc_5621_dpg

Defensora-geral, Christiane Malard

O presidente do TJMG, desembargador Herbert Carneiro, elogiou a iniciativa da Defensoria Pública e destacou que os laços familiares são a base da sociedade. “Um casamento não é meramente uma cerimônia, mas sim, um extraordinário passo. Hoje, com certeza, as alegrias se somam e as realizações se multiplicam, graças à decisão dos noivos de darem esse extraordinário passo e, também, ao empenho da Defensoria Pública, no seu compromisso e comprometimento para com a sociedade”, afirmou. O presidente parabenizou os noivos, desejando-lhes felicidades, e registrou suas homenagens à Defensoria Pública, na pessoa da defensora pública-geral Christiane Malard, “por tão bela, expressiva e importante iniciativa”, e declarou sua satisfação em participar do evento e celebrar o TCT.

a_dsc_5526_herbert

Presidente do TJMG, desembargador Herbert Carneiro

A presidente da Copasa, Sinara Inácio Meireles Chenna, transmitiu aos casais o abraço e os votos do governador de Minas Gerais, Fernando Pimentel, a quem representou na cerimônia. Sinara Chenna nominou a defensora-geral, Christiane Malard, “a madrinha de todos os casais, dado o empenho, esforço, dedicação e alegria com que promove, com todos os parceiros, essa tão bonita cerimônia”. A presidente da Copasa ressaltou a “importância que o Governo do Estado de Minas Gerais dá a esta cerimônia, realizada com o envolvimento de vários órgãos que colaboraram para a viabilização deste casamento comunitário”. Sinara Chenna transmitiu votos de alegria e felicidade aos casais.

a_dsc_5596_sinara

A presidente da Copasa, Sinara Inácio Meireles Chenna, representou o governador

Benção ecumênica

Ao abençoar os noivos, o padre João Emílio Souza ressaltou a importância de que o compromisso firmado no casamento, “não seja só diante da lei, mas que seja um compromisso de amor. O amor é que alimenta e dá força. O amor é Deus. Que o lar de vocês seja a casa de Deus”, afirmou.

a_dsc_5537_padre

Padre João Emílio Souza

O pastor Paulo Mazoni parabenizou a DPMG e os parceiros pela iniciativa e enfatizou a importância da celebração do casamento. “Vocês sairão daqui, não apenas com uma certidão de casamento. Não apenas estão honrando o seu matrimônio, abençoando a sua família, mas estão abrindo uma janela de bênçãos de Deus sobre as suas vidas”.

a_dsc_5545_pastor

Pastor Paulo Mazoni

a_dsc_5575_entrega

A defensora-geral, Christiane Malard; a coordenadora Regional de Famílias e Sucessões da Capital, Michelle Lopes Mascarenhas Glaeser; e a oficial do Cartório de Registro Civil do Barreiro, Letícia Franco Maculan, fizeram a entrega simbólica das certidões de casamento para seis casais, representando os cartórios de Belo Horizonte

Parcerias

Apoiaram a iniciativa o Governo do Estado de Minas Gerais; Poder Judiciário; Corregedoria de Justiça do Estado de Minas Gerais; Polícia Militar de Minas Gerais; Oficiais de Registro Civil de Minas Gerais; Copasa; Polícia Militar; Associação dos Defensores Públicos de Minas Gerais (Adep-MG); César Menotti e Fabiano; Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros de Belo Horizonte (Setra-BH); Sindicato Intermunicipal das Empresas de Bufê de Minas Gerais (Sindbufê/MG), por meio dos bufês, Rodízio da Pizza Food Service, Buffet Chá com Nozes, Leia Gerken Buffet e Pasticeria, Rosa Miranda Buffet, Buffet Sandra Cardinali, Luxor Buffet, Buffet Celia Soutto Mayor, Buffet Catarina, Bouquet Garni, Colonial Buffet, Mariângela Buffet, Buffet Cristina Misk, Eventos Royal Buffet, Rullus Buffet, Chácara Chiari, Buffet Gustare, Berenice Guimarães Buffet, Meu Buffet By Tia Clara, Vó Jovina Buffet, Buffet Rodízio e Chapa e Carmen Missiaggia Buffet; Federação das Indústrias de Minas Gerais (Fiemg); Sesc-Minas; DPVAT; Sicoob-Jus-MP; Rede Globo; MRV Engenharia; Artes em Vídeo, Artfas Cerimonial & Promoções; Ouro Minas Hotel; Supermercados BH; Varinha de Condão; Noivas Outlet; Rosália Nazareth Joias; Dilene Confisserie e Uber.

Presentes

Com o apoio dos parceiros, durante o casamento foram sorteados micro-ondas, diárias em hotéis e uma joia. Todos os noivos foram presenteados com bem-casados, bombons, nhá bentas e rosas.

a_dsc_5651_joia

A DPG Christiane Malard e a presidente do Servas, Carolina Oliveira Pimentel, entregaram a joia aos noivos contemplados

a_dsc_5668_microondas-tres-dep

Os micro-ondas sorteados foram entregues pela defensora-geral e os deputados estaduais Leandro Genaro e Cristiano da Silveira e o deputado federal Reginaldo Lopes

a_dsc_5671_eduardo-adep

A defensora-geral, Christiane Malard, e o presidente da Adep-MG, Eduardo Generoso, fizeram a entrega das diárias dos hotéis

Mensagem

Uma das apoiadoras do Casamento Comunitário, a dupla sertaneja César Menotti e Fabiano, que gravou gratuitamente o VT de divulgação, não pôde comparecer à cerimônia e mandou uma mensagem em homenagem aos noivos.

Clique aqui para ler.

Os noivos trocaram alianças ao som da música “Na estrada”, sob as vozes da dupla Dan e Janaína, também parceira da inciativa.

a_dsc_5516_dupla

Dupla Dan e Janaína

a_dsc_5503_aliancas

Troca de alianças

Presenças

O evento também foi prestigiado pelo subsecretário da Secretaria de Estado de Segurança Pública, Vladimir Correa, que foi representando por Flávio Ribeiro; pela juíza auxiliar da Corregedoria, Simone Saraiva de Abreu Abras, representando o corregedor-geral de Justiça, desembargador André Leite Praça; pelo comandante-geral da Polícia Militar do Estado de Minas Gerais, cel. Helbert Figueiró de Lourdes, que foi representado pelo presidente da Diretoria de Trânsito, cel. PM Fagundes; pela representante do SetraBH, Miriam Cançado de Andrade; pela agente de Comunicação do Sicoob-Jus MP, Renata Figueiredo Saber; pelo presidente do Sindbufê-MG, João Evangelista Assunção Teixeira Filho; pelo presidente da Comissão de Direito de Família da OAB/MG, José Roberto Moreira Filho, que representou o presidente, Antônio Fabrício de Matos Gonçalves; pelo presidente da Academia de Letras, Artes e Cultura do Brasil – ALB/ Seção Minas Gerais, Helbert Pitorra; pela oficial do Cartório de Registro Civil do Barreiro, Letícia Franco Maculan, pelos defensores públicos federais, Francisco Nogueira Machado e Diego de Oliveira Silva, que representou o defensor público-geral federal, Carlos Eduardo Barbosa Paz; pelo subdefensor público-geral do Estado, Wagner Geraldo Ramalho Lima; pelo corregedor-geral da DPMG, Ricardo Sales Cordeiro, que foi representado pelo assessor Ronivaldo Robson Chaves; pela chefe de gabinete da Defensoria-Geral, Luciana Leão Lara Luce; pelo secretário do Conselho Superior, Galeno Gomes Siqueira; pelo Chefe do Centro de Segurança Institucional da DPMG, ten. cel. PM Westerson Guimarães; além de vários assessores da Defensoria Pública-Geral, coordenadores, defensores públicos, servidores da Instituição, familiares e amigos dos noivos.

a_dsc_5693_dpg-varios

Assessores Institucionais, Gério Patrocínio Soares e Diana de Lima Prata Camargos; assessora Jurídico-Institucional, Raquel Gomes de Sousa da Costa Dias; defensora pública-geral, Christiane Malard; subdefensor público-geral, Wagner Geraldo Ramalho Lima; defensora pública Eliane Medeiros; assessora de Planejamento e Infraestrutura, Roberta de Mesquita Ribeiro; e o coordenador Regional e Local em Divinópolis, Vanderlei Capanema

Casamento Comunitário

O projeto Casamento Comunitário é mais uma das ações extrajudiciais e de alcance social que a Defensoria Pública do Estado tem realizado, com o objetivo de proporcionar ao cidadão, principalmente ao vulnerável, o pleno exercício da cidadania. A iniciativa, que garante os direitos civis, é, também, uma maneira de fortalecer os laços afetivos do casal e, consequentemente, da família. Em 2015, a DPMG promoveu a primeira edição do casamento na Capital, beneficiando 619 casais. Outras edições do evento foram promovidas no interior do estado.

Se o casamento não fosse realizado de forma gratuita, os trâmites do cartório custariam para os noivos, em média, 500 reais, mais os gastos com a cerimônia.

a_dsc_5407_noivos

a_dsc_5533_flores

Clique aqui para ver mais fotos.

DPMG na mídia

a_dsc_4247_entrevistas

Clique nos links para ver as matérias do Casamento Comunitário.

MGTV e site G1

http://g1.globo.com/minas-gerais/mgtv-1edicao/videos/t/edicoes/v/noivos-se-unem-em-casamento-comunitario-em-belo-horizonte/5960399/

Jornal Hoje em Dia

http://hojeemdia.com.br/horizontes/enfim-casados-2-mil-pessoas-participam-de-casamento-comunit%C3%A1rio-no-mineirinho-1.537939[

Jornal Hoje em Dia

http://hojeemdia.com.br/horizontes/cerim%C3%B4nia-oficializa-a-uni%C3%A3o-de-casais-sem-condi%C3%A7%C3%B5es-de-arcar-com-despesas-1.537760

Jornal Estado de Minas

Clique aqui para ver a matéria.

http://www.em.com.br/app/noticia/gerais/2017/06/23/interna_gerais,878569/casamento-comunitario-reune-mais-de-1-mil-casais-no-mineirinho.shtml

TJMG

http://www.tjmg.jus.br/portal/imprensa/noticias/presidente-prestigia-casamento-comunitario-realizado-por-defensoria.htm#.WVEa4ytv4_k

Jornal O Tempo

http://www.otempo.com.br/cidades/mil-casais-se-casam-nesta-sexta-feira-no-mineirinho-1.1489106



Transparência

O que é?

O objetivo dessa sessão é permitir o acesso transparente, rápido e fácil aos documentos e informações relacionadas à Execução Orçamentária e Financeira, Licitações, Contratos e Convênios.

saiba mais >