Defensoria Pública de Minas Gerais

Igualdade e cidadania para todos


Moradores do Morro das Pedras recebem o defensor público-geral no aglomerado


Por Ascom em 28 de agosto de 2018

Em continuidade à aproximação da Defensoria Pública de Minas Gerais com as comunidades dos aglomerados de Belo Horizonte, no sábado (25/08), o defensor público-geral do Estado, Gério Patrocínio Soares, reuniu-se com moradores do Morro das Pedras, localizado na região Oeste da Capital.

Também participaram do encontro a coordenadora de Projetos, Convênios e Parcerias, Michelle Lopes Mascarenhas Glaeser; o defensor público Hélio da Gama e Silva; e os líderes da comunidade, Marcos Paulo e Patrícia Vieira Viana; além de moradores.

Os cidadãos presentes expuseram suas demandas e esclareceram dúvidas com os defensores públicos.

O defensor-geral, Gério Patrocínio, destacou a importância de a população conhecer a Defensoria Pública e os serviços oferecidos pelo órgão. Ressaltou sua presença, assim como a dos demais defensores públicos, como “servidores, para prestar um serviço para vocês”. Gério Patrocínio afirmou que, “como gestor da Instituição, da mesma forma que devo transitar no meio político e no judiciário, também devo estar próximo de quem precisa, do cidadão, que é razão de existir da Defensoria Pública”.

O DPG falou sobre a atuação da Defensoria, em especial, na defesa processual, audiências de custódia e sistema prisional e informou que desde o ano passado, a DPMG passou a atuar em defesa do assistido até os tribunais superiores, em Brasília.

Gério Patrocínio destacou a importância de os cidadãos conhecerem seus direitos e falou sobre projetos desenvolvidos pela Defensoria Pública, a atuação extrajudicial da Instituição e sobre ações de educação em direitos voltadas para a população.

A coordenadora de Projetos, Convênios e Parcerias, Michelle Lopes Mascarenhas Glaeser, forneceu informações sobre o Mutirão “Direito a Ter Pai”, o Casamento Comunitário e o curso “Defensoras Populares”, entre outras iniciativas promovidas pela DPMG.

Na opinião de Marcos Paulo, morador do Morro das Pedras há 33 anos, “para nós, é muito importante essa parceria com a Defensoria Pública. Muitos moradores desconhecem a instituição e é essencial saber como ela funciona e quais são os nossos direitos, para que possamos acessá-la mais facilmente. O conhecimento nos traz luz”.

Outros encontros serão realizados para tratativas e alinhamento das ações a serem promovidas pela DPMG no aglomerado. No encontro de sábado, os participantes apontaram como principais demandas da comunidade o atendimento de defensores públicos nas áreas de Família e defesa da mulher em situação de violência, além da promoção de iniciativas voltadas para a educação em direitos.



Transparência

O que é?

O objetivo dessa sessão é permitir o acesso transparente, rápido e fácil aos documentos e informações relacionadas à Execução Orçamentária e Financeira, Licitações, Contratos e Convênios.

saiba mais >