Defensoria Pública de Minas Gerais

Igualdade e cidadania para todos


No mês da mulher, Projeto “Sala de Espera” fala sobre violência doméstica


Por Ascom em 10 de março de 2015

Para falar sobre a violência contra as mulheres o “Sala de Espera” desta terça-feira (10/03) contou com a participação do defensor público Richarles Caetano Rios, da Defensoria Especializada de Defesa da Mulher Vítima de Violência (Nudem-BH).

Os assistidos que compareceram no setor de Atendimento das Unidades I e II da Defensoria Pública na Capital, puderam conhecer um pouco mais sobre os aspectos da Lei Maria da Penha e quais os caminhos a serem buscados pela mulher, nos casos relacionados à violência doméstica.

Richarles Rios explicou que a violência contra a mulher não é só a física, mas psicológica, moral e patrimonial e, que para o crime ser enquadrado na lei Maria da Penha é preciso que haja o vínculo familiar ou de afetividade. “Na lei Maria da Penha a mulher é sempre a vítima, mas o agressor nem sempre é o homem. Pode ser a mãe, a filha, a irmã, a companheira, etc.”, ressaltou.

A_DSC5382

Defensor público Richarles Caetano Rios: informações sobre violência doméstica

Ao final da palestra os assistidos receberam material informativo sobre doenças sexualmente transmissíveis e preservativos.

A atividade integrou mais uma edição do Projeto “Sala de Espera”, que, sob a coordenação da defensora pública Eliane Medeiros, está enfatizando questões ligadas ao Direito de Família. O próximo tema a ser abordado é alienação parental, no dia 24 de março, sempre às 8:30 horas.

Projeto “Sala de Espera”

Iniciativa da Coordenadoria de Capacitação, o projeto de educação em direitos pretende fomentar a cultura da prevenção do problema.

A coordenadora de Capacitação, Hellen Caires, ressalta que a iniciativa está aberta a todos os colegas, nas mais diversas áreas atendidas pela Defensoria Pública.

A Coordenadoria de Capacitação no 2º andar, do Edifício Unidade I da Defensoria Pública, está à disposição de defensores e servidores para críticas e sugestões.



Transparência

O que é?

O objetivo dessa sessão é permitir o acesso transparente, rápido e fácil aos documentos e informações relacionadas à Execução Orçamentária e Financeira, Licitações, Contratos e Convênios.

saiba mais >