Defensoria Pública de Minas Gerais

Igualdade e cidadania para todos


Nova defensora pública geral entra em exercício perante o Conselho Superior


Por Ascom em 31 de julho de 2014

Durante a sétima sessão extraordinária do Conselho Superior da Defensoria Pública do Estado de Minas Gerais, realizada no dia 28 de julho, a defensora pública geral, Christiane Neves Procópio Malard, entrou em exercício na Instituição.

a_DSC0401

Entrada em exercício durante sessão extraordinária

Iniciando as falas dos membros do Conselho Superior, o subdefensor público geral, Wagner Geraldo Ramalho Lima, declarou ter sido uma honra integrar a equipe da ex-defensora geral, Andréa Abritta Garzon, a quem atribuiu a construção da espinha dorsal da Defensoria Pública. “Hoje, a Instituição é conhecida em todo o Estado, pelos assistidos, pelos poderes e órgãos públicos, os defensores são respeitados e a nossa missão ficou mais fortalecida com sua atuação”. Mencionando a participação da nova DPG, Christiane Neves Procópio Malard, nesta construção, o subdefensor lembrou que novos desafios se apresentam e desejou sorte e sabedoria em sua gestão.

O corregedor geral, Ricardo Sales Cordeiro, ressaltou a alegria do momento coroado por um processo democrático de eleição, que culminou na escolha, entre a classe, da nova defensora pública geral, Christiane Procópio. Ricardo Cordeiro destacou a forma brilhante com que a ex-defensora geral, Andréa Abritta, coroou seu mandato. “Andréa sai da direção da DPMG deixando um legado indelével”. O corregedor parabenizou Christiane Procópio pela excelente conduta no processo eleitoral, desejou pleno sucesso e empenhou seu apoio para que ela tenha uma administração exitosa.

Wener Trindade Mendonça cumprimentou Andréa Abritta pelo trabalho desenvolvido e pelas metas superadas, reconhecendo que a Instituição alcançou patamares melhores do que os que existiam antes de sua administração e destacou a evolução da Defensoria Pública nos últimos quatro anos. Wener Mendonça afirmou sua satisfação em receber a nova DPG, Christiane Neves Procópio Malard, no espaço democrático institucional representado pelo Conselho Superior. Wener desejou sucesso e declarou-se parceiro no desenvolvimento dos trabalhos à frente do CS.

A conselheira Jeanne Pereira Barbosa parabenizou Andréa Abritta Garzon pelas conquistas e o sucesso alcançado pela Instituição durante sua gestão e agradeceu Andréa e sua equipe pela atenção e carinho dispensados aos defensores lotados no interior. À defensora geral, Christiane Procópio, Jeanne parabenizou pela forma como o processo eleitoral foi conduzido, desejando suas boas-vindas no órgão colegiado.

Neusa Guilhermina Lara destacou a permanente disponibilidade e habilidade de Andréa Abritta Garzon no exercício da função de defensora geral e cumprimentou sua equipe pela condução sensata e profícua da Instituição nos últimos quatro anos. Neusa deu as boas vindas à Christiane Neves Procópio Malard, parabenizando-a pela vitória e desejando sucesso em sua administração. A conselheira fez votos de que sua equipe cuide do que considera os “pilares da Defensoria Pública – a Instituição em si, os membros que a constituem e aqueles que são a razão da sua existência, os assistidos”.

Vinícius Lopes Martins parabenizou e agradeceu Andréa Abritta Garzon pelo empenho e esforço empenhado ao longo das suas duas gestões. O conselheiro ressaltou que hoje a Instituição encontra-se em uma situação melhor, que a carreira foi valorizada, o que considera fundamental para que a Instituição cresça de forma consciente. Vinícius destacou que a Defensoria Pública expandiu sua atuação para além do Judiciário e para questões que extrapolam o jurídico, tornando-se uma instituição de caráter interdisciplinar, fatos mencionados pela nova defensora geral, Christiane Procópio, em seu discurso durante a posse junto ao governador. Vinícius desejou-lhe sorte e sucesso para enfrentar os novos desafios que se apresentam.

a_DSC0392

A defensora pública geral, Christiane Neves Procópio Malard, assina o livro de posse

O conselheiro Fernando Campelo Martelleto citou as inúmeras e importantes realizações dos mandatos de Andréa Abritta Garzon, como “o vertiginoso avanço estrutural e aprimoramento das relações interinstitucionais, sobretudo na afirmação como instituição autônoma e coparticipativa dos sistemas de Justiça e de Governo”. Martelleto declarou que pela devoção à causa da Defensoria Pública, Andréa Abritta “cumpriu fielmente seu dever e será sempre lembrada pela grandiosidade dos feitos alcançados”. O conselheiro congratulou Christiane Procópio pela vitoriosa campanha eleitoral, citou os predicados necessários para integrar o Conselho Superior e afirmou que Christiane é dotada de todas as qualidades necessárias ao bom administrador público, estando legitimada pelos defensores públicos de Minas Gerais para o exercício do mandato de defensora geral.

Ratificando as palavras dos colegas, Giselle Muniz Mendes Alves declarou que a Defensoria Pública hoje é a instituição que Andréa Abritta Garzon construiu nos últimos quatro anos, com muito trabalho e dedicação. Parabenizando Andréa, Giselle destacou sua determinação e energia, que culminaram no crescimento da DPMG. À nova defensora geral, a conselheira desejou que ela tenha força, luz e a sabedoria que demonstrou em seu discurso de posse. “Permaneça neste rumo que você está traçando, para que juntos, possamos fazer nossa instituição crescer cada vez mais”.

O presidente da Adep-MG, Eduardo Cavalieri Pinheiro, ressaltou a dedicação de Andréa Abritta Garzon, afirmando que a Defensoria hoje está, sem dúvida, muito melhor do que há quatro anos. “Pelo que conheço da nova defensora geral, Christiane Procópio, tenho certeza também que, daqui a dois ou quatro anos, a Instituição estará ainda melhor”, declarou Cavalieri.

Espelhando o discurso proferido durante a solenidade de posse junto ao governador do Estado, Andréa Abritta Garzon citou os compromissos assumidos durante sua candidatura e alcançados por sua administração. “Deixo o cargo com a sensação de dever cumprido e convencida de que estamos mais aparelhados do que quando o assumi, o que constitui base sólida para novas conquistas. Apesar das restrições orçamentárias, avançamos no essencial, para estabilizar a carreira e dar mais eficiência, abrangência e qualidade aos serviços”, declarou. Andréa Abritta Garzon reiterou os agradecimentos feitos e desejou sucesso à nova defensora geral.

A__DSC0424

Andréa Abritta Garzon: “com autoestima elevada, respeitados socialmente e em nosso meio profissional, ajudamos a construir e consolidar uma instituição que de fato é expressão e instrumento do estado democrático de direito”

A defensora pública geral, Christiane Neves Procópio Malard, declarou sua honra e alegria em entrar em exercício no cargo perante o Conselho Superior. Christiane lembrou a história da Instituição, a partir da criação do órgão colegiado, em 2003, e mencionou a trajetória de luta e evolução da DPMG. “A caminhada da Defensoria Pública do Estado de Minas Gerais até o dia de hoje revela que vale a pena lutar, vale a pena nos unirmos em prol de uma sociedade mais justa e de um Estado mais humano”, declarou.

a_DSC0430

Defensora pública geral, Christiane Neves Procópio Malard, fala aos presentes

A DPG ressaltou a expansão do campo de atuação da Defensoria Pública e o consequente aumento das cobranças que chegam à Instituição. Christiane afirmou que é “necessário sempre buscar resultados concretos, para atender o cidadão que clama pelo fortalecimento da DPMG, o que exige planejamento, seriedade, profissionalismo, diálogo e atuação em rede”. Pontos que foram fundamentais em seu plano de gestão, que a conduziu até o cargo de defensora geral, “o que revela a sintonia da classe com as demandas percebidas ao longo da caminhada como defensora pública e como chefe de gabinete”.

Conclamando a união de forças, a defensora pública geral, Christiane Neves Procópio Malard, declarou reconhecer “que sozinha nada farei, mas certamente, com a ajuda da equipe que será formada e de cada defensor público, seremos juntos a força necessária para dar mais um passo rumo ao fortalecimento desta Instituição e ao atendimento de todos os cidadãos que dela necessitam.”

Christiane Procópio agradeceu Andréa Abritta Garzon, registrando o reconhecimento de seu trabalho, que elevou o nome da Instituição a patamar nunca antes imaginado. “Não somos os mesmos hoje, somos absolutamente diferentes graças à sua dedicação diuturna para que o cidadão mineiro tenha igualdade e cidadania”. A DPG agradeceu ainda ao subdefensor público geral, Wagner Geraldo Ramalho Lima, pela amizade, profissionalismo e simplicidade; ao corregedor geral, conselheiros, defensores públicos e servidores, seus pais, esposo, familiares e amigos.

Clique aqui para ler o discurso da DPG na íntegra.

a_DSC0439

Christiane Procópio presenteou Andréa Abritta com flores

Após a cerimônia de entrada em exercício perante o Conselho Superior da DPMG, a defensora pública geral, Christiane Procópio, e a Adep-MG ofereceram um coquetel de confraternização para defensores, servidores e autoridades. O evento, que aconteceu no Museu das Minas e Metal, na Praça da Liberdade, foi prestigiado também por secretários de Estado, dirigentes e representantes de diversos órgãos.

Os assessores da Defensoria Geral deram as boas vindas à nova DPG e agradeceram Andréa Abritta pelo trabalho realizado.

A_DSC0441

Em nome de toda a equipe, a assessora de Planejamento e Infraestrutura, Maria Valéria Valle da Silveira, entrega flores para a nova DPG

A_DSC0443

O assessor Nikolas Stefany Macedo Katopodis entrega a homenagem para Andréa Abritta

Clique aqui para ver as fotos do coquetel.



Transparência

O que é?

O objetivo dessa sessão é permitir o acesso transparente, rápido e fácil aos documentos e informações relacionadas à Execução Orçamentária e Financeira, Licitações, Contratos e Convênios.

saiba mais >