Defensoria Pública de Minas Gerais

Igualdade e cidadania para todos


Oficiais da Polícia Militar assistem palestras na DPMG


Por Ascom em 11 de fevereiro de 2019

A visita técnica é parte do Cegesp realizado pela PMMG

Como parte do Curso de Especialização em Gestão Estratégica de Segurança Pública (Cegesp), oficiais da Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG) estiveram na Defensoria Pública do Estado de Minas Gerais (DPMG) na tarde da última sexta-feira, 08 de fevereiro, para entender como a Instituição funciona. Na ocasião, também foi entregue uma placa de agradecimento ao tenente-coronel Westerson Guimarães Pinto, chefe da assessoria militar da DPMG, que passa o posto ao tenente-coronel Antoniezio Alves de Sousa.

Composição da mesa de apresentação da instituição e homenagem

O defensor público-geral, Gério Patrocínio Soares, deu início ao evento agradecendo ao tenente-coronel Westerson Guimarães pela parceria e serviços prestados à Defensoria. Apesar de relatar tristeza pela despedida, Gério Patrocínio declarou-se orgulhoso do que foi feito e acredita que “a transição de chefia está sendo feita com qualidade, respeito e lealdade”. Para o DPG, “a PMMG é um exemplo de gestão e zelo com o cidadão, por isso devemos fortalecer o vínculo dos órgãos”.

O defensor público-geral entregou uma placa de agradecimento ao tenente-coronel Westerson Guimarães

Emocionado com a homenagem, Westerson Guimarães introduziu o novo chefe da assessoria militar falando que está “passando o bastão com a certeza de que o colega será bem recebido e que contribuirá para que a Defensoria Pública de Minas continue crescendo”. Em seguida, o tenente-coronel Antoniezio Alves agradeceu pela recepção e afirmou que vai “manter a qualidade do trabalho que já está sendo desenvolvido”. O militar concluiu declarando que está aqui “para servir da melhor forma possível”.

O tenente-coronel Westerson Guimarães passou o bastão para o novo chefe da assessoria militar da DPMG

O tenente-coronel Antoniezio Alves prometeu manter o trabalho de qualidade que a PM desenvolve na DPMG

Compondo a mesa, o defensor público Luís Ernesto da Silva Soares congratulou os militares e declarou que a DPMG “está aberta aos policiais, pois reconhece que o trabalho da PM vai muito além do previsto em lei”. Continuando as despedidas, o assessor de planejamento e infraestrutura, Nikolas Stefany Macedo Katopodis, declarou viver um duplo sentimento: “a despedida de um amigo e a chegada de um novo parceiro”.

Os defensores Nikolas Katopodis e Luís Ernesto também prestaram suas homenagens ao tenente-coronel Westerson Guimarães

Nikolas Katopodis foi o primeiro palestrante do dia e o responsável por explicar aos ouvintes a função institucional da Defensoria Pública, que segundo ele “é a mesma função da Polícia Militar: garantir a cidadania”. Em sua explanação, o assessor fez um apanhado histórico da atuação do Órgão e explicou como se dá a organização institucional. Em seguida, a coordenadora de Projetos, Convênios e Parcerias, Michelle Lopes Mascarenhas Glaeser, apresentou os projetos que a DPMG desenvolve periodicamente, explicando que “a prioridade é a atuação extrajudicial para solucionar conflitos”.

A coordenadora de Projetos, Convênios e Parcerias, Michelle Glaeser, falou sobre a atuação extrajudicial da DPMG

Quem também fez uma explanação foi o tenente-coronel Westerson Guimarães, que apresentou a atuação da PMMG na assessoria militar da Defensoria. De acordo com o oficial, a intenção é promover a integração e mútua cooperação entre as instituições. Para isso, uma série de atividades é desenvolvida, abrangendo a garantia da segurança e a prevenção de riscos.

Para encerrar o dia, a defensora pública Silvana Lobo falou sobre sua atuação dentro da Auditoria Militar. “A justiça militar é um órgão muito competente”, afirmou ao lembrar que essa auditoria julga todos os crimes cometidos por policiais e bombeiros militares do estado. Com três defensoras no local, Silvana Lobo compartilhou sua experiência e pediu aos presentes para repassarem as informações aos colegas.

A defensora pública Silvana Lobo falou da sua atuação na Auditoria Militar

O Cegesp realiza visitas em vários órgãos do Estado, tendo por objetivo habilitar policiais ao exercício de cargos e encargos inerentes ao oficial gerente de nível estratégico.

Participantes e palestrantes da visita técnica



Transparência

O que é?

O objetivo dessa sessão é permitir o acesso transparente, rápido e fácil aos documentos e informações relacionadas à Execução Orçamentária e Financeira, Licitações, Contratos e Convênios.

saiba mais >