Defensoria Pública de Minas Gerais

Igualdade e cidadania para todos


Outubro Rosa – Defensoria Pública realiza exames de mamografia


Por Ascom em 31 de outubro de 2013

A Defensoria Pública, em parceria com a Secretaria Estadual de Saúde (SES) realizou, entre os dias 21 e 25 de outubro, a campanha “Outubro Rosa”, com a disponibilização de exames de mamografia para mulheres entre 40 e 69 anos.

Para a realização da ação, o caminhão da mamografia da Secretaria de Estado da Saúde foi estacionado em frente à sede da Defensoria Pública, na rua Paracatu, 340. A iniciativa fez parte da campanha mundial de conscientização sobre a importância da prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama.

No total, foram realizados 200 exames em mulheres que se cadastraram previamente na Defensoria Pública. O resultado da mamografia será entregue a partir do dia 25 de novembro, na sede da Rua Bernardo Guimarães.

Além dos exames, a fachada do edifício sede da Defensoria Pública foi iluminada com a cor rosa, símbolo da campanha mundial. A iluminação começou no dia 18 e vai até o dia 31 de outubro.

SONY DSC

O caminhão é equipado com o que há de mais moderno em termos de equipamentos para exames de mamografia

SONY DSC

A DPG Andréa Abritta acompanhou a realização dos exames, que foi aberto à população geral, servidores e defensores públicos

Câncer de mama

Segundo dados da Secretaria Estadual de Saúde de Minas Gerais, são esperados para 2013, 5.680 casos novos de câncer da mama feminina, sendo 54,1 casos novos por grupos de 100 mil habitantes. Neste mesmo ano, são esperados 1.140 óbitos por esse câncer, ou seja, 10,8 óbitos por grupo de 100 mil mulheres.

De acordo com o relatório “Situação do Câncer em Minas Gerais e suas Macrorregiões de Saúde”, 47% dos casos novos estimados em Minas Gerais será por 07 tipos de câncer passíveis de ações preventivas e/ou detecção precoce.

SONY DSC

Quanto mais cedo se detectar o câncer de mama, mais fácil se torna o tratamento e a cura

Outubro Rosa é uma campanha mundial de conscientização sobre a importância da prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama. O movimento surgiu em 1990, em Nova Iorque, com a primeira Corrida pela Cura. Desde então, vem sendo realizada anualmente em diversas cidades do mundo.



Transparência

O que é?

O objetivo dessa sessão é permitir o acesso transparente, rápido e fácil aos documentos e informações relacionadas à Execução Orçamentária e Financeira, Licitações, Contratos e Convênios.

saiba mais >