Defensoria Pública de Minas Gerais

Igualdade e cidadania para todos


Outubro Rosa na DPMG traz palestra sobre câncer de mama


Por Ascom em 11 de outubro de 2017

A descoberta de um câncer de mama mexe com qualquer mulher. Para falar sobre sua superação após o diagnóstico, a vivência durante o tratamento oncológico e a importância da prevenção, Soraia Evangelista da Conceição ministrou palestra para os assistidos que aguardavam atendimento na sede I da Defensoria Pública em Belo Horizonte, nesta terça-feira (10/10). O evento integra as atividades da Instituição em apoio à Campanha Outubro Rosa.

Graduada em Letras e servidora da Prefeitura de Belo Horizonte, Soraia Evangelista é autora do livro “Um câncer, uma felicidade”, onde estão registradas, de forma leve, suas vivências com o câncer, a rotina no hospital onde realizou o tratamento, a relação com outros pacientes e as reações da sociedade.

Soraia Evangelista falou sobre o medo que sentiu ao ser diagnosticada, sobre o estigma que a doença carrega e sobre a possibilidade de se ter uma vida alegre e de qualidade durante o tratamento. “Todos nós temos problemas. Assim é a vida. Passamos por várias dificuldades. Temos que fazer de tudo para superar e passar por essa etapa, para poder viver coisas melhores no futuro”.

Soraia Evangelista: “O medo de não ter o amanhã, me faz viver melhor o hoje”

A importância de fazer o autoexame e de iniciar o tratamento o mais rápido possível também foram abordados pela palestrante. “Cuide-se, toque-se e fique atenta a qualquer sinal diferente no seu corpo. O câncer de mama não se manifesta apenas em nódulos. Se tiver alguma alteração nas mamas, como irritação ou secreção nos mamilos, procure o médico”, aconselhou.

Soraia Evangelista lembrou a importância do acompanhamento masculino e do cuidado com o emocional. Segundo ela, a vaidade feminina faz com que a reação ao tratamento oncológico seja bastante diferente entre mulheres e homens. “É essencial que o companheiro procure entender e aceitar a situação que a mulher está vivenciando. O câncer mexe com a família inteira. Sem carinho e união, o caminho fica muito mais difícil”, alertou.

“O emocional é muito importante. Se a cabeça está bem, o corpo reage bem. Olhem para a vida com um olhar de alegria e otimismo. O corpo precisa de energia positiva”, concluiu a palestrante.

DPMG apoia o Outubro Rosa

Campanha de conscientização que tem como objetivo principal alertar as mulheres e a sociedade sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama. A campanha acontece com mais intensidade no mês de outubro e tem como símbolo a cor rosa.

Desde 2013, a Defensoria Pública de Minas Gerais apoia o Outubro Rosa. Neste ano, durante a noite, o prédio da sede I da DPMG na Capital está com a fachada iluminada na cor rosa.

Fachada da Sede I da DPMG, em Belo Horizonte

Nas manhãs dos dias 17 e 24 de outubro, profissionais da Secretaria Municipal de Saúde estarão na sede I da DPMG para prestar informações sobre o câncer de mama.



Transparência

O que é?

O objetivo dessa sessão é permitir o acesso transparente, rápido e fácil aos documentos e informações relacionadas à Execução Orçamentária e Financeira, Licitações, Contratos e Convênios.

saiba mais >