Defensoria Pública de Minas Gerais

Igualdade e cidadania para todos


Outubro Rosa na DPMG traz palestra sobre prevenção ao câncer de mama


Por Ascom em 24 de outubro de 2017

Conscientizar a população sobre a prevenção ao câncer de mama é o objetivo principal da Campanha Outubro Rosa, apoiada pela Defensoria Pública. A fim de trazer uma perspectiva médica, com informações especializadas sobre a doença, a ginecologista e obstetra Sandra Haueisen Freire Pimenta, referência técnica da Coordenação de Atenção à Saúde da Mulher da Prefeitura de Belo Horizonte, ministrou palestra para os assistidos que aguardavam atendimento na sede I da Defensoria Pública na capital, nesta terça-feira (24/10).

Sandra Pimenta falou sobre os diversos fatores que aumentam o risco de desenvolver a doença, tais como idade, história reprodutiva e fatores endócrinos, comportamentais, ambientais, genéticos e hereditários. A ginecologista do Hospital Felício Rocho chamou atenção para os fatores relacionados ao estilo de vida, como alcoolismo, tabagismo, obesidade, sedentarismo e uso de pílulas anticoncepcionais. “Ter alimentação e hábitos saudáveis é um dos primeiros passos na prevenção ao câncer de mama”, ressaltou.

Sandra Haueisen Freire Pimenta ministra palestra para assistidos

A importância de desmitificar o autoexame também foi abordada. Segundo a palestrante, o receio da dor e da descoberta da doença reduz a quantidade de pessoas que fazem o exame periódico das mamas. “Muitas mulheres não realizam o autoexame por medo e desinformação”, explicou.

“Alguns tabus sobre o câncer de mama nas mulheres, ou mesmo sobre o câncer de próstata nos homens, precisam ser esclarecidos para que as pessoas estejam mais bem informadas, para facilitar o diagnóstico precoce e o tratamento da doença”, concluiu a palestrante.

DPMG apoia o Outubro Rosa

A palestra desta terça-feira é mais uma ação de iniciativa da Assessoria de Comunicação (Ascom), em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde de Belo Horizonte, para a promoção da Campanha Outubro Rosa.

Na última terça-feira (17/10), a servidora e escritora Soraia Evangelista da Conceição falou sobre sua superação após o diagnóstico e a vivência durante o tratamento oncológico. Acesse a matéria sobre essa palestra neste link: http://site.defensoria.mg.def.br/outubro-rosa-na-dpmg-traz-palestra-sobre-cancer-de-mama/

A Campanha Outubro Rosa tem como objetivo principal alertar as mulheres e a sociedade sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama. A campanha acontece com mais intensidade no mês de outubro e tem como símbolo a cor rosa.

Fachada da Sede I da DPMG, em Belo Horizonte

 

Desde 2013, a Defensoria Pública de Minas Gerais apoia o Outubro Rosa. Neste ano, durante a noite, o prédio da sede I da DPMG na Capital está com a fachada iluminada na cor rosa.



Transparência

O que é?

O objetivo dessa sessão é permitir o acesso transparente, rápido e fácil aos documentos e informações relacionadas à Execução Orçamentária e Financeira, Licitações, Contratos e Convênios.

saiba mais >