Defensoria Pública de Minas Gerais

Igualdade e cidadania para todos


Pedagogo fala sobre felicidade produtiva no projeto Sala de Espera


Por Ascom em 13 de junho de 2017

A Defensoria Pública de Minas Gerais realizou, nesta terça-feira, dia 13, mais uma edição do Projeto “Sala de Espera – Oficinas de Cidadania”. O pedagogo Lucas Veríssimo falou sobre o tema “Felicidade Produtiva – como gerar felicidade e produtividade a partir do corpo”.

O palestrante movimentou a Sala de Espera para mostrar a importância da mudança do padrão de energia, seja em situação de raiva, tristeza ou melancolia. Por meio de exercícios de respiração e controle dos impulsos, mostrou que é possível reverter situações de estresse ou dificuldades frente a situações de conflito.

Os exercícios repassados aos assistidos favorecem a produção de hormônios como a endorfina, serotonina, dopamina e ocitocina, hormônios classificados como “quarteto da felicidade”. De acordo com Lucas Veríssimo, “quando o cérebro emite uma dessas substâncias químicas, a pessoa se sente bem”.

A melhor maneira de elevar a dopamina, explicou o pedagogo, “é definir metas de curto prazo ou dividir as de longo prazo em metas mais rápidas. E comemorar quando atingi-las. Abraçar é uma forma simples de se conseguir um aumento da ocitocina”, destacou.

Para Lucas Veríssimo “é importante que as pessoas saibam mudar o padrão vibratório para escapar de situações estressantes e negativas, que mudam para pior o astral. Lançar mão de ferramentas como os exercícios apresentados é uma boa maneira de utilizar o corpo para gerar felicidade”, destacou.

a_dsc_5165

A defensora pública Eliane Medeiros e o pedagogo Lucas Veríssimo

a_dsc_5182

Exercícios favorecem a liberação dos hormônios da felicidade



Transparência

O que é?

O objetivo dessa sessão é permitir o acesso transparente, rápido e fácil aos documentos e informações relacionadas à Execução Orçamentária e Financeira, Licitações, Contratos e Convênios.

saiba mais >