Defensoria Pública de Minas Gerais

Igualdade e cidadania para todos


Perito criminal profere palestra na Defensoria Pública


Por Ascom em 26 de novembro de 2014

A Coordenadoria de Capacitação (CCap) promoveu, na segunda-feira (24/11), uma atividade de atualização em Processo Penal. O perito criminal da Polícia Civil de Minas Gerais, João Bosco Silvino Júnior, proferiu a palestra “Preservação de local de crime”.

O evento, que aconteceu na Unidade I da DPMG em Belo Horizonte, foi aberto pelo coordenador da área Criminal da Capital, João Paulo Tôrres Dias, que agradeceu ao palestrante, a presença dos defensores públicos e servidores e à Adep-MG, que irá disponibilizar o vídeo da palestra para os defensores.

Ao abrir a palestra, o perito lamentou que apesar da criminalística estar inserida no contexto jurídico, é um tema pouco abordado e deveria ser matéria de formação de todos os operadores do Direito. João Bosco Silvino Júnior esclareceu que a criminalística não está restrita à área criminal, alcançando a área cível, que também demanda perícias.

O perito discorreu sobre o embasamento legal do isolamento e preservação do local do crime e apresentou uma visão moderna da investigação criminal, exemplificando alguns elementos físicos encontrados em locais de crime. alou também sobre os conceitos de guarnecimento e delimitação.

O profissional explicou que o trabalho da perícia é encontrar uma versão que explique logicamente os fatos descobertos no local do crime, mas o número de peritos é inferior à demanda, o que faz com que não haja perícia em muitos deles.

João Bosco Silvino Júnior falou sobre os elementos físicos e testemunhais que compõem uma investigação criminal e, ao falar sobre vestígios em locais de crime, ilustrou com casos comentados.

A_DSC3470

Perito João Bosco Silvino Júnior: “muitas vezes, a alteração do local do crime acontece por falta de informação”



Transparência

O que é?

O objetivo dessa sessão é permitir o acesso transparente, rápido e fácil aos documentos e informações relacionadas à Execução Orçamentária e Financeira, Licitações, Contratos e Convênios.

saiba mais >